Instituto Superior Técnico

Observatório de Boas Práticas do IST

Áreas temáticas

O ObservIST estrutura-se numa matriz de dois níveis, que introduz diferentes categorias nas três principais prioridades definidas pela escola para os próximos anos: ambiente de aprendizagem de qualidade internacional, liderança na investigação e impacto global.

Estas categorias dividem-se em 11 áreas temáticas (sujeitas a alterações, sempre que se registem mudanças nas áreas estratégicas definidas para o IST), alinhadas com as áreas foco do Plano Estratégico da escola (2015). Por esse motivo é expectável receber propostas de boas práticas, cujos objetivos e/ou resultados estejam relacionados com as seguintes áreas temáticas:

Educação Superior Forma como se realiza a promoção de um ensino de excelência ao nível das metodologias e ambiente de ensino e aprendizagem.
Investigação, Desenvolvimento e Inovação Forma como se fortalecem as condições que sustentam uma liderança ao nível das atividades de ID&I.
Transferência de Tecnologia Forma como é ampliado o impacto do IST no mundo através da transferência de tecnologia.
Funcionamento Multipolar Forma como é feita a integração coerente das atividades nos três campi do IST permitindo a evolução independente da Escola enquanto instituição e a significativa autonomia dos campi.
Internacionalização Forma como é reforçada a vocação cada vez mais global do IST.
Comunicação Forma como são assegurados a visibilidade e reconhecimento externo do IST.
Capital Humano Forma como a escola promove a melhoria do seu clima organizacional, desenvolvendo mecanismos de atração, seleção e retenção de talentos.
 Infraestruturas Forma como a instituição promove a melhoria das infraestruturas e a sustentabilidade dos seus campi.
Processos e Qualidade Forma como o IST projeta, gere e aperfeiçoa os processos e serviços de apoio à sua estratégia no prosseguimento de uma política de melhoria contínua.
Tecnologias de Informação Forma como o IST promove a sua contínua adaptação à evolução acelerada das tecnologias da informação, ao nível das infraestruturas necessárias, serviço de apoio e desenvolvimento organizacional.
Financiamento Forma como se aposta na continuidade das estratégias de diversificação e implementação de novos mecanismos de financiamento com o objetivo de aumentar a sustentabilidade e autonomia do IST.