Instituto Superior Técnico

Observatório de Boas Práticas do IST

Encontro Geologia no Técnico

26 de julho, 2018

Transferência de Tecnologia ● 2018

Ana Paula Alves Afonso Falcão Neves (docente DECivil)

Implementação da Boa Prática

A atividade “Encontros Geologia no Técnico” é destinada a professores do Ensino Secundário, sendo apresentadas palestras e atividades experimentais realizadas por docentes e investigadores do IST assim como outros especialistas.

Os temas escolhidos estão relacionados com as matérias lecionadas na disciplina de Geologia/Biologia do ensino secundário nacional. Desta forma é dado a conhecer os mais recentes desenvolvimentos na investigação realizada no Técnico e na comunidade científica nacional e internacional, assim como no meio industrial relacionado com os Recursos Geológicos.

O programa funciona de forma voluntária sendo a sua coordenação realizada pela Coordenação da LEGM. Os palestrantes são convidados de acordo com o tema principal escolhido para essa atividade.

A “Geologia no Técnico” é realizada 1 ou 2 vezes por ano. Realizaram-se já 13 Encontros Geologia no IST, sob os temas: Ambiente, Ordenamento do território, Cortes geológicos, Identificação de rochas e minerais, Hidrogeologia, Água e Lítio.

São enviados convites às escolas para divulgação da atividade com pedido de inscrição prévia, normalmente

Cada atividade tem uma duração total de 3 horas (realizado sábados ou em horário pós laboral) em 2 tipos de formato: palestras ou palestras e uma atividade prática. Existe sempre uma pausa para café. Em cada Encontro é entregue um inquérito aos participantes com questões relacionadas com a avaliação do Encontro e onde são solicitadas sugestões para próximos Encontros.

Realizam-se 2 reuniões com a coordenação, secretariado, docentes e investigadores para a organização de cada evento, e os contactos realizados por email e por telefone.

Os materiais necessários dependem do tema, em particular da existência de uma actividade prática. É sempre necessária uma sala no Campus da Alameda com meios de projeção, para a realização das palestras.

Os custos referem-se ao pagamento do coffee-break (café, sumos e acompanhamentos).

Resultados Alcançados

Considera-se que a atividade Encontros de Geologia no Técnico atingiu os seus objetivos:

  • fez divulgação à comunidade externa, sobre o trabalho de investigação do Técnico relacionado com a área científica de Minas e Georrecursos;
  • deu conhecimento e formação de temas específicos relacionados com os programas de geologia lecionados no ensino secundário
  • deu a conhecer aos participantes o trabalho desenvolvido em investigação relacionado com a LEGM e, consequentemente, a oportunidade da passagem desse conhecimento aos seus alunos, futuros candidatos ao ensino superior, promovendo a licenciatura LEGM no Técnico.
  • desenvolveu e promoveu ligações entre os nossos docentes e investigadores a montante (escolas do ensino secundário) e a jusante (meio industrial)

Já foram realizadas 13 atividades de “Geologia no Técnico” tendo tido adesões muito positivas, com médias de 25 a 30 participantes.

A escolha das datas para a realização de eventos de forma a ter maior número de inscrições não se mostrou fácil, tendo-se optado por horários pós-laborais ou sábados. Também por este motivo, a divulgação tem sido feita somente a escolas no distrito de Lisboa.

Avaliação e Monitorização

São realizados inquéritos de satisfação no final de cada atividade para aferir da qualidade e interesse dos temas apresentados assim como pedidos de sugestões de temas a realizar no futuro de acordo com as necessidades de aprendizagem e conhecimento dos participantes. Com base nos resultados foi possível eliminar e acrescentar diversos temas, adequar as apresentações para um nível mais simples de linguagem científica, dado o tipo de conhecimento dos participantes.

Carácter Inovador e Transferibilidade

A atividade serve como ponte de ligação entre docentes do ensino secundário e do ensino superior, o que poderá desenvolver competências, nos dois níveis de ensino, no que diz respeito a:

  • adequação de conteúdos programáticos nos primeiros anos das licenciaturas no IST (neste caso; LEGM em UC de Geociências) ;
  • introdução nas aulas do secundário de casos de estudo e outros assuntos inovadores desenvolvidos no IST (neste caso: das disciplinas de Geologia/Biologia);
  • o evento permitir uma formação acreditada para professores do secundário (neste caso: na área das geociências)
  • O evento permite a divulgação personalizada dos cursos do Técnico à comunidade externa (neste caso: a LEGM).

 

 

 

Categorias

Subscrever Feed de Notícias