Instituto Superior Técnico

Observatório de Boas Práticas do IST

PhD OPEN DAYS

26 de julho, 2018

Educação Superior ● 2018

Júlia Oliveira (APG)

Implementação da Boa Prática

O PhD Open Days é uma iniciativa lançada pelo CC, concretizada com o apoio da APG. Esta iniciativa tem como objetivo principal dar oportunidade aos estudantes de PhD de partilharem os seus resultados e conhecimentos, não só com o resto da comunidade académica, mas também com representantes de empresas e outras instituições exteriores ao IST, assim como, promover o intercâmbio de culturas entre os seus colegas. O evento é anual. Em 2018 decorreu a sua quarta edição (21 e 22 de março). A comissão organizadora define o programa e o calendário e faz o elo de ligação entre os professores e alunos, etc.

O programa inclui sessões de pitch competition, sessão de posters e um workshop. O evento conta com um painel de oradores distintos, incluindo sessões sobre desenvolvimento de carreira para se candidatarem a bolsas do Conselho Europeu de Investigação, e um workshop dedicado a ajudar os estudantes a desenvolver as suas competências de comunicação e.g. capacidades científicas escritas. Os dois dias do evento iniciam-se com palestras plenárias sobre temas abrangentes (em 2018, transportes, e vida em ambientes extremos), sessões com antigos alunos de doutoramento do IST, para partilha da sua experiência e sobre o impacto do doutoramento na sua vida profissional. Todas as sessões incluem Coffee Breaks e uma sessão de posters apresentados pelos alunos de doutoramento, que incentivam à colaboração e ao diálogo entre os alunos, existindo ainda um almoço de networking com investigadores e alumni do IST. A sessão de encerramento contou com a presença da Prof. Helena Pereira, Vice-Presidente da FCT.

Resultados Alcançados

O Phd Open Days é direcionado para os seus mais de mil alunos de doutoramento inscritos nos diversos programas de doutoramento do IST, e participaram activamente nas diversas actividades propostas mais de 100 alunos, quer seja através da apresentação de poster, na qual participaram 140 alunos, quer seja através do “pitch competition”, onde participaram 19 alunos. O workshop contou com 66 alunos de doutoramento inscritos. As sessões foram activamente participadas. Os resultados atingiram claramente os objectivos pretendidos, uma vez que alcançamos os números pretendidos de inscritos para cada uma das sessões (e.g. “pitch competition”).

As sessões continuam a atrair oradores distintos e com temas interessantes e actuais para os alunos de doutoramento. Estiveram ainda presentes 8 membros das empresas, representados através dos alumni e dos membros do júri da competição de pitch, os quais tiveram oportunidade de ouvir sobre o trabalho que tem sido realizado pelos estudantes, através dos posters apresentados, através do “pich competition”, do “coffee Break” e dos almoços que partilharam com os alunos. Todo o evento é efetuado em língua inglesa, desde a sua divulgação (e.g. site) até às apresentações efetuados pelos alunos e pelos oradores, tendo em consideração que cerca de 31% dos alunos de doutoramento do IST são estrangeiros.

Avaliação e Monitorização

O processo de avaliação e monitorização do PhD Open Days é realizado em vários âmbitos, em primeiro lugar ao nível da comissão executiva do Conselho Científico, e depois em reunião de Conselho Científico, onde se avaliam os resultados e se define a continuidade da iniciativa. A comissão organizadora, composta por 5 professores e a coordenadora da APG, também promove reuniões preparatórias e monitoriza e avalia todo o evento, quer seja auscultando os professores (e.g. coordenadores de cursos de doutoramento, orientadores), quer seja através da opinião dos alunos sobre o evento.

Este ano, no final do evento, realizou-se uma reunião de discussão aberta com os alunos de doutoramento, para serem ouvidos sobre diversas questões do seu interesse como alunos de doutoramento. Em particular, os alunos presentes (cerca de 20 alunos) foram questionados sobre a forma como decorreu o evento, a sua relevância, e formas de promover a sua melhoria e aumentar o seu impacto. Estas sugestões serão consideradas na próxima edição dos PhD Open Days.

Carácter Inovador e Transferibilidade

O percurso dos alunos de doutoramento é naturalmente mais isolado e confinados ao ambiente de investigação onde desenvolvem a sua tese. Assim este evento assume várias características fundamentais ao promover um contacto informal entre os estudantes e a partilha dos avanços mais recentes e resultados não só entre os colegas da mesma área, mas com estudantes de doutoramento dos mais de 33 cursos de doutoramento oferecidos pelo IST. O envolvimento dos orientadores dos estudantes de doutoramento cria também uma direcção adicional de interacções importantes. Por outro lado, promove nos alunos competências importantes para a sua carreira, através da sua participação activa (e.g. apresentação de poster ou pitch) quer seja na participação no evento nas suas diversas sessões. À escala nacional é o único evento deste género, agregando os alunos de todos os ramos de doutoramento em simultâneo.

A iniciativa é replicável para os estudantes de mestrado (por exemplo na fase próxima da apresentação da tese) e é um excelente laboratório para iniciativas mais ambiciosas que promovam, numa escala mais alargada, a formação transversal dos alunos de doutoramento assim como as interacções entre estudantes de diferentes áreas do conhecimento.

Categorias

Subscrever Feed de Notícias