Boas Práticas Reconhecidas na 8ª Call do ObservIST

11 de setembro, 2023

É com muito agrado que damos a conhecer as boas práticas reconhecidas na 8ª Call do Observatório de Boas Práticas do IST.

1º Dia de Acolhimento dos novos Técnicos e Administrativos

A DRH organizou pela primeira vez em 2022 o Dia de Acolhimento dos Novos Técnicos e Administrativos, que se destina a todos os novos trabalhadores técnicos e administrativos que iniciaram funções durante esse ano. O evento integra o plano de atividades de acolhimento/on-boarding que também inclui as Sessões de Boas-Vindas mensais.

110 histórias, 110 objetos – projeto de divulgação do Técnico

O projeto “110 histórias, 110 objetos” conta a história do Instituto Superior Técnico através das estórias dos seus bens com reconhecido valor cultural, científico, histórico e/ou pedagógico, promovendo a valorização do património material e imaterial da Escola e seus usos e costumes ao longo dos últimos 112 anos.

Criação de um caderno com hexágonos

A Professora Dulce Pereira Simão desenvolveu em colaboração com a Secção de folhas da AEIST, um caderno com hexágonos com a finalidade de facilitar o desenho de estruturas químicas nas aulas teórico-práticas e no estudo autónomo de unidades curriculares de Engenharia Química e Engenharia Biológica.

Dia Aberto do Técnico

O Dia Aberto do Técnico, primeiramente organizado em 2022, abriu as portas, com um programa colaborativo coordenado pela Área de Comunicação, Imagem e Marketing, de departamentos, unidades de investigação e serviços de ligação ao exterior, que incluiu visitas, palestras e atividades experimentais.

Formação Interna na Direção de Recursos Humanos

A formação interna da DRH foi implementada em 2021 e tem como destinatários todos os trabalhadores da Direção de Recursos Humanos. Pretende proporcionar a partilha de informação entre os Núcleos da DRH, clarificar as atividades e procedimentos partilhados, capacitar os trabalhadores com novas competências e expandir conhecimentos específicos.

FOSTWOM: Um projeto Erasmus+ com projeção no público STEM feminino

O projeto Erasmus “FOSTWOM” desenvolveu um curso MOOC na área da aprendizagem automática e um conjunto de recursos motivadores interligados, por forma a atrair raparigas para as áreas STEM e a manter a motivação ao longo da formação.

Mobility Open Day (MOD)

O Núcleo de Mobilidade e Cooperação Internacional (NMCI) criou o Mobility Open Day, um evento onde dá a conhecer todos os programas de mobilidade internacional que o NMCI implementa e ouvir membros da comunidade que realizaram experiências de mobilidade internacional.

Pan – European Seal Young Professionals Programme

O Instituto Superior Técnico é uma das universidades parceiras do Pan-European Seal Young Professionals Programme, que integra o European Patent Office e o European Union Intellectual Property Office, e que visa dar a oportunidade a estudantes e recém-graduados de trabalhar um ano nestas duas instituições.

PDF – Programa de Desenvolvimento e Formação (2019 -2022)

O PDF – Programa de Desenvolvimento e Formação foi lançado em março de 2019 com o objetivo de promover, capacitar e apoiar o desenvolvimento de competências profissionais, interpessoais e transversais dos/as docentes e investigadores/as do Técnico.

Projeto “Técnico faz a diferença”. Modelo e Plano Operativo para a gestão de resíduos sólidos urbanos no IST. – BOA PRÁTICA DO ANO.

O projeto “Técnico faz a diferença” foi desenvolvido pela iniciativa “Técnico Sustentável” da Plataforma IST-Ambiente para transitar o sistema de gestão de resíduos sólidos urbanos nos campi do IST para um procedimento inovador de separação e recolha seletiva.

Rede de Parceiros do Técnico

A Rede de Parceiros do Técnico (RPT), foi criada em 2015, para responder aos desafios de reforçar os laços com a indústria, tendo como objetivo principal o estabelecimento e desenvolvimento de alianças estratégicas com as empresas melhor posicionadas para, em conjunto, aumentar o valor oferecido à Sociedade. As atividades da rede organizam-se nas dimensões: Proximidade e desenvolvimento de talento; Aceleração de inovação; Impacto societal e Cooperação estratégica.

ScientIST: Experiências no Domínio da Engenharia Biomédica Suportadas em Dispositivos Móveis, Serviços Cloud e Internet das Coisas (IoT)

O ScientIST criou instrumentos de enriquecimento da experiência de ensino para os ciclos de estudo de Engenharia Biomédica, utilizando dispositivos móveis, serviços icloud e internet das coisas.

Técnico PhD Student Club

O PhD Student Club foi criado no ano letivo 2020/2021 com o objetivo de maximizar o potencial dos alunos de doutoramento e dos doutorados, estabelecendo uma plataforma de comunicação alargada a todos os programas doutorais, departamentos e unidades de investigação do Técnico Lisboa e facilitando a sua colaboração e participação ativa em atividades de investigação e atividades de natureza pedagógica e social.

A diversidade de áreas desenvolvidas e a capacidade de inovação demonstrada pelas boas práticas reconhecidas refletem a determinação das pessoas no Técnico em fazê-lo crescer. Esperamos em breve dar-lhe oportunidade de as conhecer melhor.