Instituto Superior Técnico

Observatório de Boas Práticas do IST

Questões (FAQ)

1. O que é

Projeto que pretende divulgar iniciativas ou experiências que tenham contribuído de forma positiva e eficiente para o reforço das áreas estratégicas definidas para o IST.

2. Para quê?

Identificação, consolidação e divulgação (interna e externa) de Boas Práticas no IST.

3. Quem pode submeter?

Podem submeter Boas Práticas ao ObservIST todos os colaboradores e alunos do IST.

4. Quando submeter?

Em qualquer altura, bastando para tal utilizar o formulário disponibilizado para o efeito. A avaliação das propostas submetidas será efectuada uma vez em cada ano, no mês de fevereiro.

5. Como submeter?

Podem ser apresentadas iniciativas ou experiências cuja implementação esteja finalizada ou que se encontre em processo de execução através de um formulário próprio e desde que respeitem os seguintes requisitos:

  • os resultados da Boa Prática, ainda que parciais, devem ser identificados claramente, para se poder afirmar que se trata de uma iniciativa/experiência de sucesso;
  • deve referir‐se a uma iniciativa/experiência atual;
  • a prática selecionada deve estar relacionada com as áreas temáticas definidas.

6. Que vantagens?

  • As práticas selecionadas farão parte da base de dados pública do ObservIST para que o proponente e sua experiência possam ser reconhecidos no IST, possibilitando o Benchmarking dentro da escola;
  • Será atribuído um certificado de reconhecimento da Boa Prática;
  • Será promovido regularmente um “Encontro de Boas Práticas” para a divulgação das mesmas no seio da comunidade IST, com eventual alargamento futuro à comunidade da ULisboa.

Nota: A divulgação das boas práticas selecionadas é pública, prevendo-se uma divulgação circunscrita à comunidade IST sempre que os responsáveis pelo ObservIST assim o entenderem ou no caso do proponente manifestar esse desejo.