Instituto Superior Técnico

Observatório de Boas Práticas do IST

ISTO É Técnico

8 de novembro, 2022

Comunicação● 2022

ISTO É Técnico

https://nape.tecnico.ulisboa.pt/candidatos-ao-tecnico-e-divulgacao/isto-e/isto-e-tecnico-licenciaturas/

Implementação da Prática

ISTO É Técnico é uma prática integrada na iniciativa ISTO É, que surgiu para colmatar a supressão das atividades presenciais, imposta pela pandemia em 2020 e 2021, propondo-se a levar a oferta formativa e vivência no Técnico a potenciais candidatos/as ao Técnico.

Na 1ª Edição, de 11 de maio a 4 de junho de 2020, realizaram-se 19 dias de sessões: uma sessão de abertura, 18 sessões de apresentação de cursos do 1º ciclo e ainda 5 Talks – com oradores com ligação ao Técnico, que elucidaram a plateia acerca das oportunidades para diplomados/as das diversas áreas. Em 2021, o formato foi ajustado com base no feedback da avaliação anterior, nomeadamente sobre a extensão, pelo que os 18 cursos foram agrupados em 6 blocos distribuídos pelas manhãs e tardes dos dias 29, 30 e 31 de março de 2021, com base nas áreas de estudo, para que os/as participantes pudessem assistir e comparar diferentes cursos de áreas afins, contando ainda com uma Talk por dia. Reconhecendo o potencial do projeto, lançou-se também o ISTO É Técnico – Mestrados, iniciativa pioneira para a divulgação dos Mestrados do Técnico. A edição de 2020 concentrou apresentações dos 33 Mestrados do Técnico em 8 blocos, nos dias 6, 7 e 8 de julho. Na 2ª Edição, realizaram-se 36 sessões entre os dias 24 e 28 de maio de 2021. As duas edições contaram ainda com uma sessão de esclarecimento acerca da Candidatura a Mestrado, em colaboração com o Admissions Office.

Este evento teve a colaboração dos Departamentos – quer de Coordenadores de Curso das várias Licenciaturas, Mestrados e Mestrados Integrados, quer de Vogais de Divulgação – para a realização das apresentações expositivas acerca dos cursos. Participaram ainda Núcleos de Estudantes do IST e Embaixadores/as do Técnico, que partilharam a sua experiência enquanto estudantes. A colaboração de todos/as foi essencial para o esclarecimento de questões da audiência, no final das sessões, em conjunto com Guias do Núcleo de Apoio ao Estudante.

Resultados Alcançados

Por ser a primeira ação de divulgação online que levamos a cabo, havia um elevado grau de incerteza relativamente à adesão e ao alcance das nossas redes sociais em relação ao público alvo, principalmente tendo em conta a proximidade entre o início da divulgação da atividade e a data do evento.

Apesar das restrições, para a 1ª Edição do ISTO É Técnico – Licenciaturas, contabilizaram-se 637 pessoas inscritas, perfazendo 1689 inscrições dado a existência de participantes que selecionaram mais do que uma sessão, tendo-se registado uma média de 60 presentes em cada apresentação. Para a 2ª Edição, esperava-se aumentar o alcance do ano anterior. Com ajustes ao programa, ao período de realização do evento e com uma divulgação mais ampla, foram atingidas 1748 inscrições nos 6 Blocos e Talks. Notamos ainda que metade dos blocos alcançaram o número limite de participantes, 280 – lotação imposta pela plataforma Zoom para este tipo de sessão. O número aproximado de presentes foi de 194, em média, em cada bloco.

No que diz respeito à edição de Mestrados, a expectativa sempre foi de uma adesão menor, quer por experiência prévia em atividades síncronas com este público, quer pela realização mais tardia do evento face ao período de candidatura de outras instituições. Na 1ª Edição, registaram-se 243 inscrições, tendo os ajustamentos implementados na edição seguinte contribuído para aumentar a audiência, contabilizando-se 434 inscritos/as e cada sessão contou com mais de 20 participantes, em média. As sessões da 1ª Edição foram também gravadas e disponibilizadas no canal de YouTube do NAPE, para que as pessoas interessadas mas que não pudessem assistir às apresentações sincronamente, ou para quem procure a informação num outro período, tendo cerca de metade dos vídeos ultrapassado as 300 visualizações, aumentando o impacto da iniciativa.

Destacamos ainda o alcance geográfico desta iniciativa face ao equivalente presencial, visto que este formato permite abranger estudantes de todo o país – de escolas e faculdades de todas as dimensões – e até internacionais, contribuindo para a democratização do acesso à informação. Além disso, verificou-se um grande potencial de encaminhamento para as outras iniciativas que ofereciam um atendimento mais personalizado com a possibilidade de follow up, nomeadamente ISTO É Conversa, visita ao campus.

Avaliação e Monitorização

Além do registo do número de inscrições, em ambas as edições, foram enviados inquéritos de avaliação aos/às participantes com o objetivo de recolher feedback acerca da atividade e de incorporar mudanças nas edições posteriores. As questões debruçaram-se quer sobre o funcionamento da sessão, quer sobre o seu conteúdo, tocando aspetos como a utilidade da sessão, o esclarecimento de questões e a interação com a audiência. Numa escala de Muito Fraco, Fraco, Suficiente, Bom e Muito Bom, as respostas incluíram-se, nas duas edições, entre o Bom e o Muito Bom, para as duas iniciativas.

Um dos indicadores que consideramos refletir, indiretamente, o impacto deste evento é o crescente reconhecimento da iniciativa entre os/as estudantes (principalmente no Ensino Secundário), que resultou num aumento de inscrições entre as edições e na procura do serviço para atendimento personalizado ou esclarecimentos posteriores (através de contacto por e-mail ou agendamento de videochamadas – ISTO É Conversa). Após o ingresso no Técnico, foi ainda recebido feedback de estudantes para os quais esta iniciativa foi determinante no sentido de consolidar a decisão pela Instituição e Curso.

A condensação temporal do ISTO É Técnico – Licenciaturas deverá ser mantida, por permitir uma melhor experiência para os/as participantes, que podem assistir às apresentações dos cursos de áreas mais próximas num único bloco. A opção por este formato, que minimiza a dispersão, oferece ainda a oportunidade de esclarecer dúvidas comuns a um maior público contribuindo para o aumento da adesão a cada sessão.

No ISTO É Técnico – Mestrados, procuramos alcançar um maior número de interessados/as antecipando o evento, de forma a coincidir com a época de candidaturas ao 2º Ciclo da maioria das instituições – período em que os participantes procuram mais informação por estarem em fase de decisão. Com a reforma na oferta formativa de Mestrados do Técnico, pretendemos atualizar também o conteúdo para visualização assíncrona, no YouTube, produzindo vídeos mais apelativos e de igual utilidade para quem procura informação fora do período do evento. Nesta sequência, foram sugeridas estratégias complementares destinadas a este público-alvo, que se encontram em análise pela Área de Comunicação, Imagem e Marketing.

Carácter Inovador e Transferibilidade

A iniciativa ISTO É Técnico demonstrou de forma inequívoca a adaptabilidade, resiliência e prontidão da equipa para manter as atividades de divulgação, face aos constrangimentos da situação pandémica. Dada a dimensão do Técnico, diversos constrangimentos têm impossibilitado a realização de um “Dia Aberto” único no sentido tradicional do termo, tendo por esse motivo sido planeado em 2020 um evento presencial, ao longo de várias tardes, envolvendo docentes, estudantes, representantes de Núcleos/Projetos, Departamentos e Serviços, que não foi viável implementar devido ao surgimento da pandemia. O ISTO É Técnico, envolvendo um processo de reformulação, canalizou estes esforços para a dimensão online, tendo revelado um carácter inovador não só pelo seu formato e alcance geográfico mas também por acrescentar informação relevante para a tomada de decisão, por comparação às ações presenciais concretizadas em anos anteriores. As apresentações dos cursos, a cargo dos Departamentos, as várias Talks oferecidas na edição de Licenciaturas, contando com os testemunhos inspiradores de alumni sobre os seus percursos, permitiram abrir um espaço de reflexão, enriquecer a experiência dos/das participantes e contribuir para uma tomada de decisão mais fundamentada, aguçando a curiosidade para a vida académica no Técnico e carreira profissional na Engenharia. Da mesma forma, no caso dos Mestrados, a dinamização das sessões de esclarecimento permitiu que as pessoas interessadas recebessem apoio diretamente pelo serviço responsável nas suas questões sobre o processo de candidatura. Considerando a participação de estudantes do Técnico, esta ação reforça a importância do papel do NAPE no apoio aos/às alunos/as, a par da divulgação da oferta formativa para público externo.

As potencialidades deste formato, a possibilidade de alcançar e esclarecer público pré-universitário, universitário e também finalistas de 1º ciclo (com o ciclo sobre Mestrados, ainda mais pertinente após a desintegração) e a consolidação desta prática no ano letivo de 20/21, alimentam o objetivo de manter a continuidade do projeto após a pandemia. Prevê-se a evolução para um formato híbrido, com a complementação das atividades online com uma componente presencial – projeto que poderá vir a ser replicado por outras instituições de Ensino Superior, pelas suas óbvias vantagens no alcance a estudantes de todo o país.

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