Instituto Superior Técnico

Observatório de Boas Práticas do IST

Sistema de Follow-Up da Formação

8 de novembro, 2022

Capital Humano ● 2022

Sistema de Follow-Up da Formação

https://drh.tecnico.ulisboa.pt/formacao-profissional

Implementação da Prática

Um dos principais pontos críticos identificados na formação profissional é o facto de frequentemente não existir a possibilidade de aplicar de imediato os novos conteúdos aprendidos, e de que quando tal ocorre muitos conteúdos necessitarem de ser revisto ou recordados, o que resulta numa barreira à real aplicação do conhecimento adquirido durante a formação.

Com o objetivo de mitigar a perda de conhecimento existente no hiato “momento de aprendizagem – momento de utilização da aprendizagem”, o NFD – DRH incluiu, em 40% das suas formações decorridas entre março de 2021 e janeiro de 2022, sessões de follow-up.

O modelo das sessões de follow-up é customizado para cada formação, podendo decorrer uma ou mais sessões após o término do processo de ensino, num espaço temporal que varia entre uma semana a vários meses após o término da formação.

O desenho do modelo das sessões de follow-up depende assim da temática da formação, do tempo esperado para a aplicação prática do conhecimento, da avaliação do/a formador/a durante o decorrer da formação e do feedback dos formandos, quer durante a formação, quer durante a análise dos Questionários de Avaliação, resultando num determinado número de sessões que pretendem garantir que os formandos/as conseguem efetivamente aplicar autonomamente o conhecimento aprendido, criando momentos em que poderão surgir dúvidas, questões ou dificuldades que irão ser suplantadas durante o(s) momento(s) de follow-up.

Estas sessões decorrem preferencialmente no mesmo modelo em que a formação decorreu, presencial ou on-line, e são de participação voluntaria independentemente de a formação profissional ser ou não Certificada.

As sessões de follow-up não requerem recursos materiais extra, mas constituem um encargo ao nível dos recursos humanos, nomeadamente dos/as formadores/as que têm necessariamente que investir mais horas para preparar as sessões.

Resultados Alcançados

O sistema de follow-up das formações profissionais do NFD-DRH, aplicado em formato experimental durante o 1º Ciclo de Formação (março a julho de 2021), tornou-se definitivo a partir do 2º Ciclo de Formação (setembro 2021 a janeiro 2022). Inicialmente, aquando do desenho do plano de formação do 1º Ciclo era objetivo do NFD-DRH aplicar sessões de follow-up a todas as formações realizadas, no entanto e à medida em que as ações de formação foram sendo identificadas e planeadas com os(as) formadores (as) observou-se que em parte delas não faria sentido implementar o follow-up dos conhecimentos, sem prejuízo de o mesmo poder ser desenvolvido posteriormente e face a potenciais necessidades manifestadas pelos formandos.

Assim, entre março de 2021 e janeiro de 2022, o NFD-DRH ofereceu 35 ações de formação de curta duração, das quais 40,0% (n=14) tiveram pelo menos uma sessão de follow-up. Nas 35 formações participaram 175 formandos, dos quais 88,6% (n=155) assistiram às sessões de follow-up.

A taxa de participação dos formandos nas Sessões de Follow-Up confirma a premissa que motivou a inclusão destas sessões nas formações de curta duração, constituindo-se como uma importante validação que suporta o alargamento dos follow-ups a outras formações, em particular às formações de longa duração.

Avaliação e Monitorização

Todas as ações de formação do NFD-DRH são sujeitas a um processo de avaliação composto pela aplicação de um Questionário de Satisfação no final da formação e pela aplicação do Questionário de Avaliação do Impacto Formativo.

Com exceção das sessões de Follow-Up que se realizam até uma semana após o término da formação, os Questionários de Satisfação são por norma aplicados antes da realização da Sessão de Follow-Up, , pelo que o impacto das sessões de follow-up poderá apenas ser avaliado, e comparado, através da análise dos Questionários de Avaliação do Impacto Formativo.

Os Questionários de Satisfação do 1º Ciclo obtiveram uma taxa de resposta de 78,9% (n=303) e os do 2º Ciclo obtiveram uma taxa de resposta de 87,8% (n=159), comparando os indicadores de satisfação globais, entre as formações com e sem Sessões de Follow-Up, foi possível observar que o nível médio de satisfação geral com as formações é superior nas formações com follow-up (6,3 valores, numa escala em que 1 era o valor mais baixo e 7 era o valor mais elevado) do que nas formações sem follow-up (6,0 valores).

Carácter Inovador e Transferibilidade

O sistema de sessões de follow-up foi aplicado à formação profissional no IST e pela primeira vez, pelo NFD- DRH, resultante de uma visão inovadora face à formação profissional que alia a oferta de formação de curta duração (one-shoot trainings) a um sistema de monitorização e avaliação da qualidade que pretende garantir o impacto da formação no desempenho profissional de todas as pessoas que trabalham no IST.

O sistema de follow-up das formações profissionais é totalmente replicável por qualquer estrutura que ofereça formação profissional e não profissional, devendo ser considerados os seguintes pontos para uma correta transposição da prática:

– capacidade de adaptar o modelo de follow-up às caraterísticas da temática da formação e ao tempo esperado de aplicabilidade dos conteúdos apreendidos;

– partilha das dificuldades ou barreiras sentidas pelo(as) formando(as) na integração dos conhecimentos na sua atividade profissional, que permitem a antecipação de potenciais dificuldades e a aprendizagem da sua solução;

– aplicação de avaliação de impacto da formação, que permite verificar a necessidade de realização de nova(s) sessão(ões) de acompanhamento;

– capacidade de autoavaliação e monitorização dos pontos críticos mais frequentes durante os follow-ups, na presença sistemática do mesmo conjunto de dúvidas ou dificuldades, a forma como os

mesmos são lecionados durante a formação deverão ser revistos ou deverão ser adicionados momentos de monitorização do conhecimento durante o processo de aprendizagem.

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