Instituto Superior Técnico

Observatório de Boas Práticas do IST

Treme-Treme Projeto Educativo

8 de novembro, 2022

Investigação, Desenvolvimento e Inovação● 2022

Treme-Treme Projeto Educativo

www.treme-treme.pt

Implementação da Prática

Em Portugal é grande a escassez de ferramentas pedagógicas para a educação sobre o risco sísmico. Os simulacros nas escolas são quase todos por motivo de incêndio, ficando os sismos esquecidos.

O Projeto Educativo, com ações em escolas para aumento da literacia do risco sísmico, iniciou-se em 2011, e em 2015, foi lançado o jogo sério Treme-Treme (www.treme-treme.pt), que resultou da participação do Instituto Superior Técnico (CERIS) no projeto da Comissão Europeia – UPStrat-MAFA, 2013-15. O jogo Treme-Treme (já na 3ª versão) é fruto do trabalho dos investigadores do CERIS, Doutora Mónica Amaral Ferreira e Professor Carlos Sousa Oliveira, em conjunto com a equipa do

GAIPS-INESC-ID, composta pelo Professor Rui Prada e os alunos de mestrado Pedro Barreto, Duarte Botelho e Inês Batina, e pelo Designer Hugo O’Neill. O Treme-Treme está disponível em Português, Inglês, Italiano, Francês e Espanhol, para os sistemas operativos Windows e Mac OS e conta também com uma versão para Android. Atualmente, o IST prosseguiu com o processo de proteção da invenção.

A Doutora Mónica Amaral Ferreira tem participado em diversas sessões e atividades em escolas, museus, programas de televisão, festivais e exposições, com desafios que combinam e exploram as áreas STEAM, promovendo o jogo Treme-Treme. Para colmatar a escassez de material didático e de atividades nesta área, desenvolveu dois manuais, no âmbito do Projeto Escolas Resilientes aos Sismos no Território do Algarve e de Huelva (PERSISTAH): o guião educativo ‘Por que é que o chão se move?’ para apoiar a formação de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico; e o ‘Guia Prático Escola Resiliente aos Sismos’ com soluções simples de redução do risco nas escolas.

Os manuais estão disponíveis, em Português, Espanhol e Inglês, no site do Treme-Treme. Assim surge o Projeto Educativo Treme-Treme, com todos os recursos pedagógicos, que foram desenvolvidos ao longo do tempo.

Resultados Alcançados

Os objetivos deste Projeto são o de aumentar a literacia para o risco sísmico e de tsunamis, na comunidade estudantil e na população em geral. Para tal, têm sido desenvolvidos vários produtos para educação e comunicação do risco (desde o pré-escolar até ao secundário), nomeadamente o jogo Treme-Treme, os manuais ‘Por que é que o chão se move?’ e o ‘Guia Prático Escola Resiliente aos Sismos’, bem como guiões com atividades para museus e exposições.

Para avaliar o sucesso da iniciativa destaca-se o número de parcerias, contactos e de notícias que a divulgação do Projeto Educativo Treme-Treme originou, mostram a adesão e o seu interesse. É exemplo dessa visibilidade o aumento das visitas à página do “Treme-Treme” (www.treme-treme.pt), com mais de

20.000 acessos e nas seguintes iniciativas:

– Utilização do jogo Treme-Treme no espaço do Museu Quake – Centro do Terramoto de Lisboa, a partir de Abril 2022.

– Participação em vários seminários, aulas, workshops em escolas da Área Metropolitana de Lisboa (do pré-escolar ao secundário) desde 2011.

– Participação no programa televisivo “Estudo Em Casa”, Aula 23 de Ciências Naturais e Cidadania – 7.º e 8.º anos, RTP Memória, RTPInternacional (23 Abr 2021)

– Durante os confinamentos devido à pandemia, a Agenda semanal do Estrelas & Ouriços, o Sapo LifeStyle deram destaque ao site do Treme-Treme nas semanas de 4, 8 e 25 de Fevereiro e de 22 de Março 2021, na secção dos jogos lúdicos/aplicativos didáticos.

– No dia do exercício nacional “A Terra Treme” (5 Nov 2020) promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a ANEPC associou-se ao Projeto do Treme-Treme para que todos pudessem participar na sala de aula ou em casa, recorrendo aos recursos disponibilizados no site.

– Participação no programa “Explica-me como se tivesse 5 anos” do Instituto Superior Técnico”, 14 Nov 2020, live no Facebook.

– Participação no programa televisivo “Pandamania” Canal Panda (2 Fev 2019).

–  Desenvolvimento do guião para a atividade “A Terra Treme! É um sismo!” que decorre no Museu de São Roque (SCML) desde 2018.

– Desenvolvimento do Workshop “Se eu fosse Engenheiro de estruturas” para famílias, que decorre desde 2018, em dois fins de semana de Fevereiro, no Museu de Engenharia Civil do IST e no Museu de São Roque.

– Técnico online: “CERIS alia-se à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa na sensibilização do risco sísmico” (15 Out 2018).

– Entrevista para o programa da CMTV “Saiba o que fazer em casa para prevenir riscos em caso de sismo” (5 Mar 2018).

– Participação na Noite Europeia dos Investigadores (2016, 2019, 2020, 2021).

– Participação na Feira de Empreendedorismo e Sustentabilidade “Sons do Vale_Sustentabilis” (2016).

– Participação na atividade “Quando o chão nos falha” – Pavilhão do Conhecimento, Ciência (2015)

– Participação no programa televisivo Canal Q: É a Vida Alvim Ep.256 (3 Nov 2015).

– Jornal Público ”Treme-Treme: O Sunami e a Terramota ensinam-nos o que fazer perante um sismo” (15 Jun 2015).

Avaliação e Monitorização

Considera-se bastante boa a quantidade de parcerias e atividades com diversas entidades e para públicos distintos, o que sugere que o Projeto Educativo Treme-Treme tem sustentabilidade ao nível do interesse da sociedade.

A quantidade de notícias nos media tem, de uma forma semelhante, evoluído muito positivamente. Deste modo, é intenção prosseguir com este Projeto Educativo, promovendo novas formas de financiamento.

A satisfação dos estudantes que participam nas atividades e workshops (no Técnico e no Museu de São Roque) é visível pelo interesse demonstrado de edição para edição, e ainda pelo feedback que a equipa organizadora recebe no final das sessões através da realização de um inquérito.

O site do Treme-Treme está também divulgado na página do CERIS.

O processo de avaliação do Projeto foi evoluindo ao longo do tempo, tendo-se registado alterações ao nível de:

– Inquérito de satisfação nos workshops com o Museu de São Roque, revisão de acordo com sugestões dos participantes;

– website, atualização progressiva dos conteúdos em função das necessidades manifestadas pelos participantes e/ou identificadas pela investigadora;

– divulgação através do Facebook do Treme-Treme;

– rotação da localização das atividades por diferentes escolas da Área Metropolitana de Lisboa, o que possibilita também a divulgação da oferta dos conteúdos que estão no site.

Atualmente aguardamos a abertura do Museu Quake (em princípio em Abril de 2022) que disponibilizou um espaço próprio para permitir aos visitantes jogar o Treme-Treme, e assim ser-nos-á possível monitorizar o interesse manifestado e divulgar o Projeto Educativo.

Carácter Inovador e Transferibilidade

Estar preparado é fundamental para minimizar potenciais impactos, danos e perdas resultantes da ocorrência de catástrofes de origem natural e antrópica.

A literacia para os riscos é sem dúvida um tópico de bastante interesse para toda a comunidade, e um campo emergente de estudo que engloba várias disciplinas, como gestão de desastres, mitigação e preparação, todas alinhadas com o princípio do desenvolvimento sustentável – Agenda 2030. Vários estudos referem que tanto o público em geral, como estudantes pré-universitários e universitários, estão mal informados sobre questões ambientais, designadamente as ligadas às alterações climáticas e de riscos naturais. A sociedade civil, e em particular a juventude, devem estar envolvidas na redução dos riscos, oferecendo diversas ferramentas educativas (jogos, vídeos, guias educativos) sobre sismos e tsunamis, que irão aprofundar o conhecimento sobre as ameaças e a forma de reduzir os seus impactos, contribuindo para a promoção de uma cultura de segurança e uma sociedade mais resiliente.

O Projeto Educativo Treme-Treme, tanto quanto sabemos, é inovador no Instituto Superior Técnico, e em qualquer Universidade do país.

Todo o material desenvolvido, desde o jogo Treme-Treme, ao guião educativo, às aulas e webinares estão acessíveis no site, em diversas línguas e podem ser visualizados, adaptados e replicados em diversos ambientes diferentes, o que garante a sustentabilidade e impacto a longo prazo. A sua transferibilidade para qualquer outro local (escola, museu, centros de ciência) está assegurada e até validada pelo sucesso deste projeto com o Museu de São Roque, em Lisboa. O feedback recebido de milhares de pessoas anónimas, que encontram o site e usam os seus conteúdos, em Portugal ou no estrangeiro, também é extremamente positivo e revela interesse em utilizar os conteúdos em contextos semelhantes.

Atualmente, aguardamos a abertura do Museu Quake – Centro do Terramoto de Lisboa, para que o jogo Treme-Treme, e este Projeto Educativo, sejam mais conhecidos a nível nacional e internacional.

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