Dia da Responsabilidade Social IST campus do Taguspark

26 de julho, 2018

Comunicação ● 2018

Carla Boura Costa (NAGT)

O Dia da Responsabilidade Social foi criado e implementado pela Drª Carla Boura (Núcleo de Apoio Geral do Taguspark) em 2013/14. Este evento tem como objetivos principais: sensibilização para causas externas e internas na área da responsabilidade social, fomentação da prática de voluntariado externo e interno, discussão e implementação de novos projetos na área da RS. Deste modo a temática do evento é sempre diferente, consoante o que se mostra mais relevante apoiar e/ou sensibilizar. O DRS realiza-se no 2º semestre entre o mês de março e maio.

Realizaram-se 4 edições do DRS todas com modelos de evento diferente.

1ª Edição: Dia do Nariz Vermelho – realização de um flasmob

2ª Edição: Dia do Nariz Vermelho – realização de um palhaço humano.

3ª Edição: Lançamento da Re-food Oeiras – realização de palestra com workshop.

4ª Edição: Necessidades Educativas Especiais no Ensino Superior – realização de palestra com workshop/ realização de exposição

Os recursos aplicados são do Técnico Lisboa (humanos e materiais) mas também envolvem o apoio das entidades participantes (divulgação).

Devido à diversidade dos eventos e dos materiais construídos solicito que para uma melhor perceção do trabalho realizado, dos resultados obtidos e da avaliação realizada se consulte o link.

Está já em organização a 5ª edição do evento que será realizado no dia 16 de maio e terá como tema: “Responsabilidade Social – onde, como e porquê?”

Depois de realizadas duas edições a apoiar a mesma associação, chegou-se à conclusão que o DRS poderia realizar um trabalho mais vasto dando a conhecer o que se faz em várias áreas da responsabilidade social, tentando privilegiar área de residência circundante do campus. Posteriormente pensou-se na relevância desta área internamente dando ênfase à temática Necessidades Educativas Especiais.

Nos primeiros dois eventos o objetivo foi divulgar a causa e angariar donativos

No terceiro evento o objetivo foi lançar a Re-food Oeiras, sensibilizando a comunidade para o tema desperdício alimentar.

No quarto evento o objetivo foi debater as Necessidades Educativas Especiais com outras faculdades e desta reflexão criar uma lista de encargos para realizar no campus do Taguspark, bem como noutras faculdades.

Todas as iniciativas atingiram os seus objetivos com sucesso.

A avaliação dos eventos é feita através da realização de um relatório interno, onde consta toda a informação sobre o mesmo e um campo sugestões e melhorias a realizar.

Alterações realizadas desde o 1º evento:

• Temáticas diferentes
  • Formatos diferentes
  • Inquérito de satisfação (a partir de 2016/17)

Carácter Inovador – Foi o primeiro evento deste cariz no Técnico Lisboa.

O facto de não se cingir a um único tema e/ou formato (diversificando o modo como se apresenta, os temas, os objetivos). Com o inicio do Dia da Responsabilidade Social começou a sensibilizar-se toda a comunidade para a necessidade de se realizarem mais trabalhos neste sentido, dando-se inspiração a uns e fortalecendo outros. Neste momento existem vários Núcleos de Alunos do Taguspark a realizarem ações de voluntariado. Na receção ao aluno existe um evento de apoio a uma escola primária num bairro desfavorecido realizado por alunos, começaram também a realizar-se angariações de comida para entregar a pessoas com dificuldades. Muitos dos nossos alunos são voluntários na Re-food e noutras associações.

Com o DRS o Técnico Lisboa abriu a porta do apoio universitário a este tipo de organizações (foi o primeiro Instituto universitário a apoiar a Operação Nariz Vermelho – estando neste momento já outras faculdades a apoiar esta ação. Este ano será o primeiro Instituto universitário a apoiar a Make-a-Wish e a Acreditar). Com o DRS e no âmbito das NEE criou-se um espaço de debate para esta temática, mostrando os vários projetos aqui são desenvolvidos e apresentando a recente Rede das Necessidades Educativas Especiais da Universidade de Lisboa.

Transferibilidade – Este evento pode ser replicado em qualquer campus do Técnico e na Universidade de Lisboa. Pode igualmente ser replicado em qualquer universidade, empresa e/ou associação e em qualquer país – sendo o seu modelo extremamente abrangente.

Num exercício de Benchmarking a ter em conta a importância da divulgação do evento através da rede de comunicação empresarial, a criação de um espaço de debate e partilha de experiências idênticas entre várias entidades (de modo a criarem-se novas soluções e/ou métodos). A realização de parcerias com ONGs e empresas que tenham projetos nesta área. A abertura por parte das universidades e/ou empresas para o desenvolvimento de projetos inovadores (principalmente na área da tecnologia) em prol da Responsabilidade Social.