Boas Práticas reconhecidas na 7ª Call do ObservIST
6 de julho, 2022
Já são conhecidas as 20 Boas Práticas (BP) distinguidas no seguimento da 7 ª Call do ObservIST.
São as seguintes:
Apoio na emissão de Número de Identificação Fiscal para a comunidade internacional do Técnico Lisboa
A Área de Assuntos Internacionais agilizou, em conjunto com a Autoridade Tributária e com a Assessoria Jurídica do Técnico Lisboa, um mecanismo de apoio com o objetivo de facilitar o processo de pedido e emissão do NIF pelos elementos da comunidade internacional do Técnico Lisboa (estudantes de todos os ciclos de estudos, professores, investigadores, colaboradores, etc..). Este apoio é disponibilizado vez por semestre de forma a englobar todos os novos elementos integrantes da comunidade internacional Técnico.
Observações de Aulas no Técnico
O Conselho Pedagógico (CP), o Núcleo de Desenvolvimento Académico (NDA) e o Núcleo de Estatística e Prospetiva (NEP) colaboraram na implementação dum projeto de observação de aulas dentro do Técnico com o principal objetivo de contribuir para a promoção e melhoria das competências pedagógicas dos/as docentes, contribuindo para o seu desenvolvimento profissional.
Sistema de Avaliação do Impacto da Formação
Foi desenvolvido e implementado pelo NFD- DRH um Sistema de Avaliação de Impacto da Formação, resultante de uma visão inovadora face a formação profissional do IST, que permite a aferição efetiva do impacto da formação no desempenho profissional de todas as pessoas que trabalham na Escola. Garante-se, desta forma, um sistema de monitorização e avaliação da qualidade que contribui para o alinhamento e melhor planeamento de Formação oferecida pelo NFD e promove a melhoria continua.
Sistema de Follow-Up da Formação
Com o objetivo de mitigar a perda de conhecimento existente no hiato “momento de aprendizagem – momento de utilização da aprendizagem”, o NFD – DRH aplicou à formação profissional no IST um sistema de sessões de follow-up, customizado para cada formação, podendo decorrer uma ou mais sessões após o término do processo de ensino, num espaço temporal que varia entre uma semana a vários meses após o término da formação. Este sistema de monitorização e avaliação da qualidade pretende garantir o impacto da formação no desempenho profissional de todas as pessoas que trabalham no IST.
CERIS Day Out 2021
O CERIS Day Out 2021 foi um evento realizado com o objetivo de promover a interação e diminuir o isolamento entre os jovens investigadores do centro, reforçando o espírito de equipa, promover atividades entre os membros, transferir conhecimentos entre diferentes áreas de investigação, promover a cooperação e construir a identidade CERIS na comunidade IST.
Study@Técnico Webinar Series
O Admissions Office desenvolveu uma série de webinars em língua inglesa, com a designação:Study@Técnico Webinar Series com vista à disseminação do Técnico Lisboa tendo como alvo públicos internacionais, através de ferramentas que permitem a visualização e consulta da informação independentemente do fuso horário ou localização do interessado.
Study@Técnico Webinar Series foi criado com o propósito da disseminação da oferta formativa a nível internacional com vista à captação e recrutamento de novos Estudantes Internacionais Regulares (estudantes nacionais de países terceiros).
Biblioteca@Técnico: estratégias de mudança e melhoria continua
Requalificação da infraestrutura da Biblioteca do Pavilhão Central a fim de concentrar num único espaço todo o espólio, serviços e equipa com uma nova dinâmica funcional, implicando a reorganização interna de todos os processos. A primeira ação de intervenção foi a elaboração do diagnóstico organizacional, que foi acompanhado do Plano Estratégico de Desenvolvimento com nove áreas de atuação.
Programa de Formação de Delegado
O Programa de Formação de Delegados (PFD) é direcionado aos Delegados de Ano dos cursos dos 1º, 2º e 3º ciclos do Instituto Superior Técnico (IST) e pretende não só providenciar as ferramentas e conhecimento necessários ao exercício do cargo, como a responsabilização de quem o desempenha.
O PFD é uma das iniciativas da Comissão para o Corpo de Delegados (CCD) do Conselho Pedagógico (CP) do IST, uma comissão permanente do CP constituída apenas por estudantes do órgão que assegura a eleição dos Delegados dos pares ano-curso dos 1º, 2º e 3º ciclos, e promove acompanhamento e formação ajustados às necessidades dos Delegados.
Business Card
No âmbito do Programa de Desenvolvimento de Carreira dos seus Estudantes, o Instituto Superior Técnico (IST), em parceria com o Santander Universidades, disponibiliza gratuitamente 100 cartões-de-visita a todos os estudantes do IST que os requisitem e preencham os requisitos do regulamento.
Os Business Cards do Técnico são cartões personalizados onde consta o nome do estudante, o seu email institucional, o contacto de telemóvel e curso que o estudante se encontra a frequentar. As informações no cartão encontram-se em formato bilingue (português e inglês).
Projeto Pensar Verde – Técnico
O projeto “Pensar Verde”, consiste num conjunto de experiências científicas, com ligação ao ensino e à investigação de vários centros de I&D do IST propondo o desenvolvimento de um plano integrado de iniciativas em pequena escala no espaço exterior do Campus Alameda do Instituto Superior Técnico.
As iniciativas promovidas têm como objetivo tornar campus um espaço sustentável, biodiverso, acessível, confortável e comunicativo e, simultaneamente, testar e monitorizar as iniciativas com vista ao desenvolvimento de um plano de valorização dos espaços exteriores dos campi IST.
IPFN Science Summer Camp
O IPFN Science Summer Camp (ISSC) é uma experiência imersiva de investigação que se realiza anualmente durante um mês, dirigido a alunos do Ensino Superior e constituindo um primeiro passo para desenvolver investigação numa unidade de investigação de topo em Portugal.
ISTO É TÉCNICO
ISTO É Técnico é uma prática integrada na iniciativa ISTO É, que surgiu para colmatar a supressão das atividades presenciais, imposta pela pandemia em 2020 e 2021, propondo-se a levar a oferta formativa e vivência no Técnico a potenciais candidatos/as ao Técnico.
Infantário APIST
O infantário da APIST, localizado dentro do campus da Alameda do IST e com capacidade para 100 crianças foi uma estrutura criada para a prossecução dos objetivos traçados nos Estatutos no sentido de facultar aos funcionários do Instituto Superior Técnico a oportunidade e segurança de ter mais perto de si os seus educandos, contribuindo assim para um maior equilíbrio entre a vida familiar e profissional, bem como a estabilidade emocional de todos.
#MulheresNoTécnico: Campanhas nas Redes Sociais do ComunicaCiência
A criação e dinamização deste grupo pretende aproximar a estrutura de comunicação de cada uma das unidades, com as suas diferentes realidades, à estrutura de comunicação central do Técnico, bem como fomentar um espírito de corpo comum. Desta forma, este grupo concretiza-se através de:
- encontros mensais com todos os membros do grupo, coordenado pela ACIM.
- formações em comunicação de ciência
- conceção e desenvolvimento de atividades conjuntas de divulgação e promoção da ciência
Guia para as Redes Sociais do Instituto Superior Técnico
Com o objetivo de dotar o atuais e futuros produtores de conteúdos das ferramentas adequadas para a sua implementação de forma uniformizada e que reflita a estratégia de comunicação da Escola, a Área de Comunicação, Imagem e Marketing do Técnico, desenvolveu uma iniciativa, com forte pendor colaborativo entre uma alargada comunidade do Técnico que se materializou em quatro vertentes fundamentais:
- Escrita e divulgação do “Guia para as Redes Sociais do Instituto Superior Técnico”, disponível online para dentro e fora do Técnico;
- Criação de um diretório da presença do Técnico nas Redes Sociais, bem como de site dedicado ao tema das Redes Sociais no Técnico com toda a informação relativa ao assunto e
- Formações regulares para capacitação da comunidade para a criação e gestão de contas nas redes sociais.
- Apoio direto na gestão das redes sociais já existentes
Grupo de Comunicação dos Departamentos do Técnico para a divulgação e organização de iniciativas de promoção do Ensino do Técnico.
Grupo criado com o objetivo de aproximar a estrutura de comunicação de cada um dos Departamentos, com as suas diferentes realidades, à estrutura de comunicação central do Técnico, bem como fomentar um espírito de corpo comum.
Este grupo segue a mesma mecânica e dinâmica do Grupo de Comunicação das Unidades de Investigação, iniciado em 2019 e distinguido como Boa Prática Observist em 2021.
Treme-Treme – Projeto Educativo
Projeto que resultou da participação do Instituto Superior Técnico (CERIS) no projeto da Comissão Europeia – UPStrat-MAFA, 2013-15 e tem como principal objetivo aumentar a literacia para o risco sísmico e de tsunamis, na comunidade estudantil e na população em geral. Para tal, têm sido desenvolvidos vários produtos para educação e comunicação do risco (desde o pré-escolar até ao secundário), nomeadamente o jogo Treme-Treme, os manuais ‘Por que é que o chão se move?’ e o ‘Guia Prático Escola Resiliente aos Sismos’, bem como guiões com atividades para museus e exposições
Pilot courses on “Life Cycle Assessment of Construction”
O Curso Piloto em “Life Cycle Assessment of Construction”, oferece conhecimento técnico-científico inovador integrado e foi o 1º curso piloto em “LCA da Construção” oferecido em Portugal. Para responder à procura contínua, e dado o sucesso da 1ª edição, foram organizadas mais duas edições piloto deste curso.
Clube de Estudantes Saúde Mental e Inclusão
O “Clube de Estudantes do Técnico sobre Saúde Mental e Inclusão” nasceu como um ponto de encontro de caráter transversal para a promoção da saúde mental e inclusão no Técnico, através da organização de atividades de sensibilização e apoio ao estudante.
O objetivo do Clube tem sido o desenvolvimento de iniciativas focadas na melhoria da qualidade de vida cognitiva e/ou emocional e promoção de uma melhor saúde mental na comunidade do Técnico. Embora a organização e formato das atividades a desenvolver se viu afetada pela pandemia, foi possível desenvolver um número significativo de iniciativas via Zoom.
Programa de Bolsas de Estudo, NDA
O Instituto Superior Técnico através do Núcleo de Parcerias Empresariais desenvolveu protocolos de colaboração, com empresas, ao abrigo da Lei do Mecenato, e criou no ano letivo 2015/2016 o Programa de Bolsas de Estudo, que visa apoiar estudantes com potencial académico que, por carência socioeconómica, não disponham de meios para custear os encargos financeiros associados à frequência dos vários ciclos de estudos.
O Núcleo de Desenvolvimento Académico (NDA), dada a sua proximidade com os estudantes e o corpo docente envolvido, nomeadamente no programa de tutorado (PT), assume a responsabilização da divulgação e gestão do Programa de Bolsas de Estudo.
Conheça-as melhor no 5º Encontro do ObservIST agendado para 8 de novembro de 2022 em local a anunciar oportunamente.
Desde a criação do ObservIST, em 2015, 101 Boas Práticas da comunidade do Instituto Superior Técnico, nos mais variados domínios, já foram reconhecidas por painéis de avaliadores constituídos para o efeito.