Criação de um caderno com hexágonos

29 de novembro, 2023

Boa Prática Reconhecida | Educação | 2023

Dulce Pereira Simão e Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST)

Esta prática foi realizada em colaboração com a seção de folhas da Associação de estudantes do IST.

Foi implementado pela 1ª vez no P2 de 2022/2023 na UC de Química Orgânica para os alunos de Engenharia Química e depois no P3 em Fundamentos de Química Orgânica para os alunos de Engenharia Biológica.

O caderno foi utilizado nas aulas teórico-práticas e no estudo autónomo.

Esta prática vem complementar uma outra anterior, as folhas de teste com hexágonos criadas em colaboração com um aluno de Engenharia Biomédica e vendidas igualmente na secção de folhas da AEIST.

Na correção dos testes realizados verificaram-se menos enganos na passagem do enunciado para a folha de teste e igualmente na resolução dos problemas.

Apesar das múltiplas variáveis e fatores, a percentagem de alunos aprovados subiu consideravelmente em relação ao ano anterior em que não tinha sido ainda implementada esta prática

Foram feitos inquéritos no final do P2 aos alunos do 1º ano de Engenharia Química onde 73% eram da opinião de que o uso do caderno facilitou o estudo da UC e 65% referiram que as folhas de teste facilitaram a realização dos MAPs.

No final do P3 foram também realizados inquéritos aos alunos de Engenharia Biológica do 1º ano onde 55% dos alunos disseram o uso do caderno foi útil no estudo da UC e 71% referiram que as folhas de teste facilitaram a realização dos MAPs.

A criação deste caderno surgiu após a constatação da dificuldade demostrada pelos alunos do 1º ano em desenhar e representar estruturas químicas com cadeias de carbonos mais ou menos longas contendo os grupos funcionais.

As folhas de teste foram criadas em 1º lugar de modo a ajudar a desenhar na folha de teste, de forma correta, os compostos presentes no enunciado, o que é essencial para a resolução acertada do MAP/teste/exame.

A utilização deste caderno facilita a representação das estruturas químicas a duas dimensões, treinando a resolução de exercícios, quer seja em ambiente de aula quer seja no estudo autónomo, facilitando a apreensão da matéria e posteriormente uma melhor resolução dos testes/exames.

Que seja do nosso conhecimento, este tipo de cadernos não existe à venda em Portugal, sendo, no entanto, possível comprar online.

Além das UCs de Química Orgânica, esta prática pode ser aplicada a outras UCs como, a Química Geral lecionada a quase todas as licenciaturas do IST, Química Medicinal/Farmacêutica, Ciência e Tecnologia de Polímeros, Química Biológica e outras num universo de mais de 1000 alunos.