Instituto Superior Técnico

Observatório de Boas Práticas do IST

Sistema de Avaliação de Impacto da Formação

8 de novembro, 2022

Capital Humano● 2022

Sistema de Avaliação de Impacto da Formação

https://drh.tecnico.ulisboa.pt/formacao-profissional

Implementação da Prática

Um dos 3 eixos de ação do Núcleo de Formação e Desenvolvimento (NFD), da Dire9ao de Recursos Humanos (DRH) e a avaliação continua das suas atividades formativas.

0 sistema de avaliação das forma9oes era ate ao início de setembro de 2021 composto exclusivamente pela aplicação dos Questionários de Satisfação aos Formandos e aos Formadores.

Sabendo que um dos objetivos do NFD e promover a qualificação de todas as pessoas que trabalham no 1ST através de oferta formativa que responda as necessidades profissionais, foi necessário desenvolver um questionário que permitisse avaliar o impacto da formação na atividade profissional dos/as formandos/as.

Esta ferramenta permite assim avaliar o contributo efetivo dos conteúdos formativos no desempenho profissional do/a formando/a, bem como contribuir para o alinhamento e melhor planeamento de Formação oferecida pelo NFD.

A aplicação dos questionários de Avaliação de lmpacto aos/as participantes das a9oes decorridas em 2021 decorreu em três períodos, 3, 6 ou 12 meses ap6s a realização da ação, mediante a temática da formação e aplicabilidade mais ou menos imediata dos conteúdos aprendidos, de modo a que o distanciamento temporal estipulado permitisse a obten9ao de um feedback efetivo sabre o impacto da aprendizagem na valorização humana e técnico profissional dos participantes, individualmente e na instituição.

A constru9ao do questionário pretendeu assegurar as seguintes dimensões: apreciação geral, motivação para a frequência na ação de formação; impacto pessoal e profissional; vantagens e desvantagens na frequência da formação.

Os questionários, an6nimos, foram realizados através de formulários do Google e o seu envio efetuado, via e-mail, de forma personalizada, para todos/as os/as participantes das a9oes de formação. A informação recolhida foi tratada confidencialmente. O processo de avaliação teve início em janeiro de 2022, tendo sido aplicados questionários de impacto a todas as ações elegíveis do 1° e 2° Ciclos

Resultados Alcançados

A implementação do Sistema de Avaliação de Desempenho, no NFD-DRH, permitiu recolher dados que validam o impacto positivo da formação frequentada, bem coma identificar pontos de melhoria a serem futuramente implementados nas formações.

A aplicação dos questionários de Avaliação de lmpacto decorreu entre janeiro e fevereiro de 2022, a um universo de 9 ações elegíveis respeitantes ao 1° e 2° ciclos de formação em 2021, nas quais tinham participado 120 formandos/as. A taxa de resposta obtida foi de 59,2% (n=71), abaixo do desejado provavelmente devido ao procedimento ter sido recentemente adotado, podendo carecer de período de adaptação e familiarização com esta tipologia de avaliação par parte dos/as formandos/as.

No que se refere as principais motivações demonstradas pelos/as formandos/as, de uma forma geral, verificou-se o aumento e atualização de conhecimentos, a otimização de utilização de determinadas ferramentas para uso profissional.

0 desenvolvimento de competências, conhecimento de novas ferramentas, a partilha de experiências e aumento do desempenho profissional, foram evidenciadas pelos/as formandos/as, de uma forma transversal, coma as principais vantagens na frequência da formação.

De um modo geral os formandos/as, numa escala em que 7 – Concordavam Totalmente e 1 – Discordavam Totalmente, verificou-se que a maioria concordou que a formação foi eficaz (6) e que os resultados da formação corresponderam as suas expetativas (5,9).

No âmbito profissional, a maioria dos/a formandos/os, numa escala em que 7 – Concordavam Totalmente e 1 – Discordavam Totalmente, constatou-se que, adquiriram novas competências (5,1) e os conhecimentos adquiridos facilitaram a sua prática profissional, assim coma, foram indispensáveis para melhorar o seu desempenho (4,8, respetivamente) e a sua atuação ao nível profissional melhorou (4,5). E importante referir que, 85% (n=60) dos/as formandos/as indicaram que frequentariam novamente as

ações de formação e que 96% (n=68), recomendariam a frequência da formação aos colegas. Consideram-se estes dados muito relevantes e significativos, sabre o desenvolvimento das ações de formação, assim coma para o planeamento da formação pelo NFD-DRH.

Como melhoria, temos apenas a constatar o aumento da carga horaria de algumas formações.

Avaliação e Monitorização

Todas as ações de formação do NFD-DRH são sujeitas a um processo de avaliação composto pela aplicação de um Questionário de Satisfação no final da formação e pela aplicação do Questionário de Avaliação do lmpacto Formativo.

Através da análise dos Questionários de Avaliação do lmpacto Formativo, verifica-se o impacto das sessões de follow-up, quando aplicável, assim coma o contributo efetivo dos conteúdos formativos, na sua generalidade, no desempenho profissional do/a formando/a e uma aferição de necessidades formativas para a construção do piano de Formação oferecido pelo NFD.

Como referido, a aplicação dos questionários de Avaliação de lmpacto trata-se de um processo continua em que decorridos 3 períodos, 3, 6 ou 12 meses ap6s a realização da ação, mediante a temática da formação, de modo a que o distanciamento temporal estipulado permita a obtenção de um feedback efetivo sabre o impacto da aprendizagem nos participantes, individualmente e na instituição.

Neste sentido, par forma a aplicar os questionários contemplando os períodos indicados, e realizado um planeamento, assim que termina uma ação de formação, com a previsão de aplicação do mesmo e sempre que necessário são realizados reforços, para a obtenção do máximo de respostas face ao total de formandos/as que frequentaram cada ação.

Concluído o processo de recolha de dados, considerando-se viável uma taxa de resposta mínima de 50%, dos/as participantes na ação de formação, e realizado um tratamento estatístico e emitido um relat6rio de analise sabre os dados.

Estes dados permitirão realizar ações de melhoria continua sabre as ações e procedimentos adotados, assim coma, incluir temáticas prioritárias no piano de formação do NFD.

No seguimento de resultados apresentados, pode-se constatar que as formações desenvolvidas têm contribuído para o aumento de conhecimentos, assim coma atualização dos mesmos pelos/as trabalhadores/as do 1ST, pelo que se apresentam motivados para frequentarem ações de formação, assim coma algumas ações deverão ter mais edições.

Outro aspeto a salientar são as sugestões de melhoria, em que se evidencia um aumento da carga horaria em algumas ações, assim coma a exploração de outras temáticas e/ou realização de níveis avançados sabre o realizado.

Carácter Inovador e Transferibilidade

A implementação do sistema de Avaliação de lmpacto foi aplicado a formação profissional no 1ST e pela primeira vez, pelo NFD- DRH, resultante de uma visão inovadora face a formação profissional que permite a aferição efetiva do impacto da formação no desempenho profissional de todas as pessoas que trabalham no 1ST, tratando-se de um processo de melhoria continua garantindo um sistema de monitorização e avaliação da qualidade, bem coma contribuir para o alinhamento e melhor planeamento de Formação oferecida pelo NFD.

0 sistema de avaliação de impacto das formações profissionais e totalmente replicável par qualquer estrutura que ofere9a formação profissional e não profissional, devendo ser considerados os seguintes pontos para uma correta transposição da prática:

– capacidade de adaptar o modelo de avaliação de impacto as caraterísticas do processo a analisar e ao tempo esperado de aplicabilidade;

– contribui para a melhoria de desempenho profissional, assim coma, celeridade na concretização de tarefas.

– partilha das dificuldades ou barreiras sentidas pelo(as) formando(as) na integração dos conhecimentos/ procedimentos na sua atividade, que permitem a melhoria continua dos processos/ ações de formação;

– contribui para a realização do piano formativo, através da identificação de levantamento de necessidades formativas.

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