Grupo ComunicaCiência, para a divulgação e comunicação da ciência do Instituto Superior Técnico interna e externamente
12 de outubro, 2021
Comunicação● 2021
Joana Lobo Antunes
https://acim.tecnico.ulisboa.pt/comunicaciencia/projetos/
Implementação da Prática
. O grupo ComunicaCiência é coordenado pela Área de Comunicação, Imagem e Marketing (ACIM) e junta todos os responsáveis de comunicação das 23 unidades de investigação associadas ao Instituto Superior Técnico e da Área de Transferência de Tecnologia. Foi criado em Setembro de 2019, com a introdução de novas práticas para a Comunicação de Ciência do Instituto Superior Técnico.
A criação e dinamização deste grupo pretende aproximar a estrutura de comunicação de cada uma das unidades, com as suas diferentes realidades, à estrutura de comunicação central do Técnico, bem como fomentar um espírito de corpo comum. Desta forma, este grupo concretiza-se através de:
- encontros mensais com todos os membros do grupo, coordenado pela ACIM.
- formações em comunicação de ciência
- concepção e desenvolvimento de actividades conjuntas de divulgação e promoção da ciência
Os encontros mensais ocorrem regularmente desde Setembro 2019, e começaram por
acontecer rotativamente entre todas as UI de forma a dar a conhecer fisicamente os locais de trabalho de cada um. Com a pandemia, as reuniões passaram a ser online, mas mantevese a cadência e regularidade.
Até agora foram ministradas formações em: criação de conteúdos para redes sociais, gestão de redes sociais, escrita de comunicados de imprensa, ligação aos media, comunicação visual de ciência. Dado que a maioria dos responsáveis de comunicação não têm formação específica na área, estas formações têm permitido a sua capacitação.
As actividades conjuntas de divulgação até agora materilizaram-se no programa “Explica-me como se tivesse 5 anos” e na campanha nas redes sociais de mulheres na ciência.
As unidades representadas no ComunicaCiência são:
Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações (CEAFEL)
- Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD)
- Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA)
- Centro de Ciência e Tecnologia do Ambiente e do Mar (MARETEC)
- Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN)
- Centro de Engenharia e Tecnologia Naval e Oceânica (CENTEC)
- Centro de Estudos de Gestão do IST (CEG-IST)
- Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+)
- Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançados (CeFEMA)
- Centro de Física Teórica das Partículas (CFTP)
- Centro de Matemática e Aplicações (CEMAT)
- Centro de Química Estrutural (CQE)
- Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA)
- Centro em Território, Urbanismo e Arquitetura (CiTUA)
- Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB)
- Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC)
- Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores: Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC-ID)
- INESC Microsistemas e Nanotecnologias (INESC-MN)
- Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN)
- Instituto de Sistema e Robótica (ISR)
- Instituto de Telecomunicações (IT)
- Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade (CERIS)
- Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas (LIP)
Resultados Alcançados
Das três actividades desenvolvidas, desenharam-se os seguintes objectivos:
- Promover o networking e o conhecimento de todos os responsáveis de comunicação de UI, de forma a promover uma maior interacção entre as unidades resultando em uso mais eficiente dos recursos. RESULTADOS: a maioria das pessoas deste grupo não conhecia as restantes 22; neste momento todos se conhecem e têm-se criado redes de entreajuda nas mais variadas áreas.
- Partilhar boas práticas que possam ser replicadas noutras unidades de investigação.
RESULTADOS: a apresentação de projectos de cada UI permite às restantes adaptar e adoptar para as suas realidades. Promoveu-se a possibilidade de entreajuda e colaboração entre as UI, para a realização de iniciativas e resolução de problemas semelhantes. Destas partilhas resultou um documento comum de boas práticas de criação e gestão de eventos online.
Estamos também a desenvolver documento comum de boas práticas de gestão de redes sociais.
- Dotar os responsáveis de competências comunicacionais de base. RESULTADOS: as formações nesta área têm tornado mais ágil a ligação das UI à comunicação do Técnico e promovido uma melhor ligação à sociedade. Algumas UI passaram a usar mais e melhor as redes sociais para a comunicação dos seus resultados e outputs.
- Desenvolver projectos com impacto na ligação à sociedade. RESULTADOS: Deste grupo resultaram as iniciativas do programa “Explica-me como se tivesse 5 anos”, e a campanha de Mulheres da Ciência. O primeiro será também objecto de candidatura separada e aí detalhado. O segundo consistiu numa campanha nas redes sociais para celebrar o dia internacional das mulheres na ciência, tendo surgido numa reunião do grupo e tendo sido concretizado com a participação das UI, design do NDM e coordenação ACIM. O projeto deu origem a 49 fotos e histórias de mulheres cientistas do Técnico e espelhou 13 Unidades de Investigação do Técnico (INESC-ID (+ GAIPS); CAMGSD-IST; CERIS; LIP; CERENA; C2TN; CENTEC; CERIS; IT; IN+; ISR; INESC MN; CQE), para além das 9 antigas alunas que estão a trabalhar na Ciência mas noutras instituições, recolhidas pela TT Técnico.
- Melhorar a comunicação interna no que respeita à comunidade científica e instrumentos ao seu dispor. RESULTADOS: Aumentou a visibilidade das iniciativas das UI junto da comunidade do Técnico.
Avaliação e Monitorização
A participação da maioria dos membros nos encontros regulares mensais é uma medida do interesse que encontram nas reuniões e nos assunto aí discutidos. As reuniões ocorrem sempre na quarta quinta-feira de cada mês, entre as 10h e as 12h.
O projeto “Mulheres na ciência” teve um alcance total de 45.000 pessoas no Facebook, número muito acima ao valor médio anual das publicações (cerca de 7.000). O conjunto de publicações no Twitter originou 333 likes, 66 partilhas, 1508 “engajamentos” e um total de 48955 impressões, valor que representa quase metade das médias mensais de impressões em 2020: 115755.
No Instagram as galerias de imagens tiveram alcance total de 26530 (média 2020: 4633), uma média de 438 likes cada (média 2020: 307) e originaram uma média de 108 visitas ao perfil por cada post (média 2020: 57).
No Linkedin as 49 publicações geraram um total de 138420 impressões 2683 reações e 4083 cliques.
Somando todas as impressões e alcance destas quatro redes sociais chegamos a um número total de 241150 pessoas alcançadas pela campanha.
Para além disso, foi feito o desafio de partilha da história de outras investigadoras recorrendo à hashtag #MulheresNoTécnico, tendo tido um impacto significativo nas redes, em particular no Twitter, onde se acumularam 42 participações (monitorizadas).
Fizemos um inquérito para avaliação e monitorização da actividade deste grupo aos participantes. Responderam ao inquérito 21 pessoas (41% do total de pessoas que está na mailing list do grupo Comunica Ciência).
A maioria dos inquiridos (96%) avaliam muito positivamente a utilidade do Grupo, com nota acima de 4 em 5; a utilidade das formações foi classificada acima de 4 valores por 95% dos inquiridos. Já a melhoria a relação entre as UI e a Área de Comunicação, Imagem e Marketing do Técnico recolheu nota acima de 4 para 81% dos respondentes.
Relativamente aos efeitos do trabalho que desenvolvem na área da comunicação de ciência.
Desde que integraram o grupo, 90% dos inquiridos sentem-se mais confiantes para criar / dar continuidade a atividades de comunicação de ciência na sua UI e 76% (16) sentem que os investigadores das suas UI passaram a participar mais em atividades de comunicação de ciência. Relativamente aos efeitos do trabalho que desenvolvem na área da comunicação de ciência, a maioria atribui a nota 4 a essa melhoria (48%), ficando a nota 3 (33%) e nota 5 (14%) com as parcelas seguintes mais votadas. 43% (9) classificam com a nota 4 o aumento da presença da sua UI nos media desde que integraram o grupo, enquanto que 7 (33%) lhe atribuem a nota 3. 14% (3) deram a nota máxima a esse aumento.
O trabalho de equipa, a aprendizagem de técnicas de comunicação de ciência e o conhecimento mútuo entre as várias plataformas e UI do Técnico foram os motivos mais apontados pelas respostas à pergunta aberta “O que de mais útil retirou/retira da participação neste grupo?”. Como sugestões para a o futuro do grupo (em pergunta aberta), surgem o envolvimento dos Departamentos do Técnico e o relacionamento com outros grupos de investigação da Universidade de Lisboa como principais sugestões.
Carácter Inovador e Transferibilidade
O carácter inovador deste projecto é a existência de um grupo que agregue todas as unidades de investigação do Técnico para agilizar a comunicação e promover a criação de novos programas. O grupo funciona com carácter regular há 17 meses, apenas com interrupção em Agosto.
Segundo os participantes, o funcionamento do grupo em regularidade, abordando temáticas de interesse e promovendo a motivação das UI para investirem em comunicação de ciência, tem sido uma inovação no Técnico. A existência deste grupo e a agilidade da sua comunicação interna tem permitido a coordenação de actividades conjuntas em tempo útil, potenciando e ligando com outras unidades Técnico (como a Área de Transferência de Tecnologia e o Núcleo de Design e Multimédia). As formações do grupo têm oferecido um conjunto de ferramentas uteis às UI de forma a poderem aumentar o impacto das suas actividades.
A continuidade das actividades do Comunica Ciência põe as Unidades de Investigação e o Instituto Superior Técnico a encarar a comunicação não apenas como forma de promoção institucional e divulgação de carreiras técnico-científicas mas também como actor na promoção da literacia e cultura científica.
A dinâmica deste grupo pode ser transferida para outras realidades do Técnico, e fora dele, que beneficiem da junção de profissionais com funções semelhantes em núcleos distintos. A ACIM está de momento a montar o mesmo tipo de grupo com os responsáveis de comunicação dos departamentos do Técnico e irá em seguida dinamizar o grupo de todos os núcleos com redes sociais institucionais na Faculdade.