Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Área de Estudos, Planeamento e Qualidade (AEPQ) do Técnico, consciente da urgência do tema “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS) e do papel importante que o Técnico deve assumir no seu cumprimento, tem vindo a desenvolver uma reflexão sobre a sua  atual posição e de um possível caminho futuro que possa integrar os ODS na sua estratégia.

Assim, tomaram forma diversos trabalhos no âmbito desta temática dos quais se destaca a categorização das Boas Práticas identificadas pelo ObservIST ao longo de 5 anos, de acordo com o(s) ODS para que contribuem, concorrendo assim para a introdução dessa temática na comunidade Técnico.

Esta identificação foi elaborada partindo do pressuposto que as acções/actividades das instituições de ensino superior podem contribuir para a cidadania ativa da sua comunidade, em particular nos alunos e a uma maior consciencialização do papel de cada um na construção de um mundo mais seguro, mais saudável e mais sustentável.

“…. As crianças e os jovens são centrais neste apelo global de participação e a escola é essencial para dar a conhecer a nova agenda global, inspirar e incentivar as pessoas a participarem no desenvolvimento das comunidades”[1].

Ouvimos a mensagem do Presidente da nossa Escola “O Técnico e os desafios do futuro “[2] e esta é uma forma de a AEPQ marcar a sua presença, dando  um primeiro contributo no “Mapeamento do que está a ser feito – conhecer e identificar” (pág 3), que possa promover a integração dos ODS nas estratégias, politicas e planos e consciencializar toda a comunidade académica.

Ações que o Técnico realiza na contribuição para os ODS

A AEPQ apresenta uma compilação  das Ações que o Técnico realiza e que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)  que, não sendo exaustiva, ilustra o compromisso da Escola com a agenda 2030.

Incitamos toda a comunidade académica a contribuir para a atualização desta compilação enviando para o email aepq@tecnico.ulisboa.pt ação(ões) a incluir e respetivo link com indicação do ODS para que contribui(em). Os contributos serão incluídos depois de validados pelo CGQ.