Grupo de Comunicação dos Departamentos do Técnico para a divulgação e organização de iniciativas de promoção do Ensino do Técnico.

8 de novembro, 2022

Comunicação● 2022

Implementação da Prática

O Grupo de Comunicação dos Departamentos é coordenado pela Área de Comunicação, Imagem e Marketing (ACIM) e junta os vogais de comunicação/ligação à sociedade dos 10 Departamentos de Ensino do Instituto Superior Técnico. Foi criado em setembro de 2021, com a introdução de uma nova estratégia de comunicação da oferta formativa do Técnico.

A criação e dinamização deste grupo pretende aproximar a estrutura de comunicação de cada um dos Departamentos, com as suas diferentes realidades, à estrutura de comunicação central do Técnico, bem como fomentar um espírito de corpo comum.

Este grupo segue a mesma mecânica e dinâmica do Grupo de Comunicação das Unidades de Investigação, iniciado em 2019 e distinguido como Boa Prática ObservIST em 2021. Assim, este grupo concretiza-se através de:

1. encontros mensais com todos os membros do grupo, coordenado pela ACIM.
  2. conceção e desenvolvimento de atividades conjuntas de divulgação e promoção do ensino.

Os encontros mensais ocorrem regularmente desde Setembro 2021, onde tem sido possível receber contributos dos vários departamentos na implementação dos novos conteúdos sobre os cursos no website e na preparação de eventos futuros como o Dia Aberto e o Verão na ULisboa.

Departamentos:

– Departamento de Bioengenharia (DBE)

– Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares (DECN)

– Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos (DECivil)

– Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

– Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC)

– Departamento de Engenharia Informática (DEI)

– Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

– Departamento de Engenharia Química (DEQ)

– Departamento de Física (DF)

– Departamento de Matemática (DM)

Das três atividades desenvolvidas, desenharam-se os seguintes objetivos:

1. Promover o networking e o conhecimento de todos os responsáveis de comunicação dos Departamentos, de forma a promover uma maior interação entre as unidades resultando em uso mais eficiente dos recursos. RESULTADOS: a maioria das pessoas deste grupo não conhecia as restantes responsáveis de comunicação dos departamentos, neste momento todos se conhecem.
  2. Aproximar a estratégia de comunicação central do Técnico das necessidades de comunicação dos Departamentos. RESULTADOS: Partilha dos objetivos e ações da ACIM, com sensibilização para a participação nas respetivas ações desenvolvidas pela ACIM: eventos de divulgação virtual (ISTO É Técnico), levantamento dos laboratórios disponíveis para visitas escolares, formações sobre os cursos para as equipas que divulgam o Técnico e ainda identificação de objetos para o podcast 110 Histórias | 110 Objetos.
  3. Partilhar boas práticas que possam ser replicadas noutras unidades de investigação. RESULTADOS: a apresentação de projetos de cada Departamento (ex. Laboratórios Abertos, Semanas Temáticas, etc), permite às restantes adaptar e adotar para as suas realidades. Promoveu-se a possibilidade de entreajuda e colaboração, para a realização de iniciativas e resolução de problemas semelhantes.
  4. Partilha de experiências na utilização de ferramentas diárias. RESULTADOS: reestruturação das páginas públicas dos Departamentos, com a criação de páginas próprias em novo template, em substituição das atuais versões em Fénix. Colaboração com os Serviços Informáticos.
  5. Desenvolver projetos com impacto na ligação à sociedade. RESULTADOS: Deste grupo resultam os preparativos para o Dia Aberto do Técnico e iniciam-se os preparativos para o Verão na ULisboa 2022.

A participação da maioria dos membros nos encontros regulares mensais é uma medida do interesse que encontram nas reuniões e nos assuntos aí discutidos.

Os vários contributos ao longo das reuniões demonstraram também a pertinência do grupo, além da agilidade na organização de iniciativas de grande dimensão que envolvem todos os departamentos.

Prevê-se a aplicação de um inquérito de monitorização da atividade deste grupo no final do ano letivo, que façam também o balanço das iniciativas que estão a ser preparadas como o Dia Aberto e o Verão na ULisboa.

O carácter inovador deste projeto é a existência de um grupo que agregue todos os Departamentos do Técnico para agilizar a comunicação e promover a criação de novos programas. A existência deste grupo e a agilidade da sua comunicação interna tem permitido a coordenação de atividades conjuntas em tempo útil, potenciando e ligando com outras unidades Técnico. A dinâmica deste grupo pode ser transferida para outras realidades do Técnico, e fora dele, que beneficiem da junção de profissionais com funções semelhantes em núcleos distintos. A ACIM já implementou o mesmo tipo de grupo com os responsáveis de comunicação das unidades de investigação e com os serviços do Técnico que trabalham com estudantes.