Instituto Superior Técnico

Observatório de Boas Práticas do IST

Guia para as Redes Sociais do Instituto Superior Técnico

8 de novembro, 2022

Comunicação● 2022

Guia para as Redes Sociais do Instituto Superior Técnico

https://tecnico.ulisboa.pt/pt/sobre-o-tecnico/institucional/redes-sociais

Implementação da Prática

O Instituto Superior Técnico tem contas nas principais redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube), que contam com milhares de seguidores. Para além das contas oficiais da Escola, existem ainda inúmeras contas nessas mesmas redes sociais de Departamentos de Ensino, Unidades de Investigação, Grupos de Investigação, Núcleos de Alunos, projetos e iniciativas da comunidade e unidades de serviço centrais da Escola, entre outros.

Havendo inúmeros produtores de conteúdos ao longo dos tempos, também nas contas oficiais, a Comunicação do Técnico sentiu a necessidade de criar uma iniciativa abrangente que refletisse a estratégia de comunicação da Escola, dotando os atuais e futuros produtores de conteúdos das ferramentas adequadas para a sua implementação de forma uniformizada.

A iniciativa foi concretizada, em outubro de 2021, em três vertentes:

– Escrita e divulgação do “Guia para as Redes Sociais do Instituto Superior Técnico”, disponível online para dentro e fora do Técnico.

– Criação de um diretório da presença do Técnico nas Redes Sociais, bem como de site dedicado ao tema das Redes Sociais no Técnico com toda a informação relativa ao assunto. A página tenta refletir tanto a diversidade de páginas, comunidades e públicos-alvo como a unidade e coerência que as mesmas partilham entre si. Foi feita baseada em benchmarking de práticas semelhantes em faculdades internacionais.

– Formações regulares para capacitação da comunidade para a criação e gestão de contas nas redes sociais.

Para a implementação desta atividade, foram alocados dois recursos humanos da ACIM – Joana Lobo Antunes (coordenação) e Sílvio Mendes (elaboração e organização dos conteúdos), com apoio do Núcleo de Design e Multimédia para paginação e design do guia e do website associado.

Resultados Alcançados

Esta iniciativa da Área de Comunicação, Imagem e Marketing do Técnico, com forte pendor colaborativo entre uma alargada comunidade do Técnico, materializou-se em quatro vertentes fundamentais:

  1. A publicação online e gratuita a toda a comunidade do Técnico, mas também disponível para a comunidade externa, do “Guia para as Redes Sociais do Instituto Superior Técnico”. O documento assume-se como um ponto de reflexão da comunidade do Técnico em torno de objetivos, expetativas, modos de trabalho, responsabilidades, definição de mensagens, de imagem e de públicos-alvo, de boas práticas na gestão e produção de conteúdos. Dirige-se aos responsáveis por páginas, tais como profissionais de comunicação, professores, investigadores, técnicos e administrativos e/ou outras pessoas que façam ou pretendam vir a fazer gestão de conteúdos para as redes sociais. A produção do Guia teve em consideração os diferentes recursos, públicos-alvo, capacidades e necessidades de cada página e estabelece uma base útil a todas, focando-se também no que todas têm em comum. A sua redação foi também um trabalho colaborativo, incluindo contributos da comunidade científica e académica, tendo sido discutido nas reuniões regulares do Comunica Ciência, Comunica Departamentos e Comunica Serviços.
  2. Criação de um diretório da presença do Técnico nas Redes Sociais e de um site dedicado ao tema com toda a informação relativa ao assunto, inspirada nas melhores práticas internacionais, como são o caso das Universidade de Berkeley e do MIT. O diretório de páginas nas redes sociais com carimbo Técnico está dividido em seis categorias (Contas oficiais do Técnico; Ensino no Técnico; Investigação no Técnico; Estudantes do Técnico; Serviços do Técnico; Artes, Desporto, Lazer e Alumni) e estará em constante atualização. Compila páginas nas redes sociais de mais de 150 estruturas / iniciativas / páginas da comunidade Técnico.
  3. A oferta de formação. A Área de Comunicação, Imagem e Marketing do Técnico assegura também um Plano regular de formações em redes sociais direcionadas à comunidade do Técnico. Realizou já, em colaboração a Direção de Recursos Humanos, duas sessões em outubro: 11 de outubro de 2021, 10h | Redes Sociais: Estratégia, Identidade, Envolvimento; 18 de outubro de 2021, 10h | Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e Youtube. Para além disso, foi dada também uma formação no âmbito da iniciativa PhD Open Days, a 24 de novembro de 2021: Workshop: “Social Media for Researchers”; Para 2022 está prevista uma nova ronda de formação nos mesmos moldes, para a comunidade.
  4. Apoio direto na gestão das redes sociais já existentes. A ACIM disponibiliza-se para acompanhar constantemente a comunidade em questões como: análise da necessidade de criação de novas páginas e ajuste da melhor estratégia de comunicação de cada uma delas; necessidade de criar uma conta ou analisar a conta que já criaram, em termos de necessidades, públicos-alvo, objetivos, recursos, etc..

Avaliação e Monitorização

Esta iniciativa integrada que incluiu Guia para as Redes Sociais, Diretório e Ações de formação / apoio está em constante atualização é o resultado de um longo processo que incluiu a consulta e recurso aos melhores exemplos bibliográficos internacionais e nacionais. O processo de construção e redação do mesmo incluiu duas reuniões com responsáveis de comunicação de cada uma destas estruturas: Unidades de Investigação, Departamentos e Serviços do Técnico. Essas reuniões de partilha e recolha foram também um modo de recolha de opiniões sobre a utilidade do guia e inclusão no mesmo das necessidades visões de cada um. Foi um fórum de partilha e discussão sobre identidade e ação nas redes sociais que deu origem a algumas alterações: mudanças de nomes das páginas, de logotipos, anulamento de páginas redundantes, maior colaboração entre as páginas, com campanhas concertadas, etc. Na sequência das sugestões de colaboração apresentadas no Guia, surgiu também uma colaboração em modo TakeOver com o Sinfo 29, Semana de Informática organizada por alunos do Técnico. A divulgação do próprio guia nas redes sociais teve um considerável impacto, alcançado mais de 8000 impressões no Twitter, 10000 pessoas alcançadas no Facebook e 4500 no Instagram (e mais de 3000 nas Storys). Recolheu também aplausos em grupos de profissionais no Facebook, como o SciCom.Pt de comunicação de ciência comentários (81 likes). Alguns comentários: “António Granado: Excelente trabalho! Parabéns!!”; “Pedro Jerónimo: Bravo! Vai ser muito útil para uma empreitada que tenho em mãos 🙂 Obrigado”; “Muito obrigada por este trabalho fantástico. Sou testemunha da diferença que um gabinete dedicado à comunicação de Ciência faz numa instituição como o Técnico. Parabéns!”. As inscrições para as formações esgotaram antes do prazo, o que demonstra um grande interesse da comunidade do Técnico pelo tema, havendo já interesse em repetir a formação. A avaliação das formações, frequentadas por 24 participantes, foram extremamente positivas: 6,3 e 6,1 de avaliação geral (numa escala de 1 a 7), num inquérito aplicados pela DRH. No que ao diretório diz respeito, temos recebido pedidos de atualização da lista com páginas que entretanto surgiram ou não estavam consagradas na lista inicial.

Carácter Inovador e Transferibilidade

O carácter inovador deste projeto assenta numa publicação cuja utilidade é transversal a todas as áreas científicas, académicas e de toda a comunidade do Técnico. A compilação, em formato de guia acessível, torna-se numa importante ferramenta para todos os atores que façam ou pretendem vir a fazer comunicação, em especial nas redes sociais. Para além do  guia, é disponibilizado em biografia o acesso às melhores práticas internacionais nessa matéria, assim como aos dados de utilização das redes e alguns estudos que analisam o comportamento do público na sua relação com as ciências sociais.

A produção do guia assentou também numa consulta regular das expetativas, necessidades e visões dos vários elementos do Técnico. O resultado final é também um produto colaborativo e ajustado à realidade da Instituição.

Os resultados deste projeto acrescentam ao quotidiano da instituição um conjunto de orientações estratégicas com potencial de criar uma sintonia entre as várias páginas Técnico nas redes sociais, criando e aprofundando novas plataformas de diálogo entre os vários gestores de páginas nas redes sociais. Para além do Guia e de um diretório no site do Técnico com todas as páginas da comunidade, a ACIM disponibilizou um plano de formações em redes sociais, em que apresenta algumas das ideias mais relevantes para as boas práticas na área. O empoderamento e aumento de competências da comunidade é uma das grandes apostas deste projeto. Foi também disponibilizado um serviço de apoio direto a membros do Técnico que ponderem criar uma conta ou analisar a conta que já criaram, em termos de necessidades, públicos-alvo, objetivos, recursos.

Esta iniciativa pode servir de inspiração para outras semelhantes, que apostem num maior envolvimento da comunidade, através de produção de guias / documentos de orientações estratégias comuns. Criar uma sintonia estratégia e um alinhamento de vozes de comunicação da complexa e extensa comunidade do Técnico é uma ideia a aplicar em diversos setores do quotidiano que pode ter um profundo impacto na imagem externa da Escola.

Como resultado da divulgação desta iniciativa, têm surgido convites externos para formações e ou seminários sobre o tema em locais como a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e o i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde e Universidade do Porto. Esta visibilidade coloca também o Técnico como referência nacional na reflexão e definição de estratégia para a comunicação nas redes sociais.

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