Workshops (de arquitetura) de intercâmbio internacional

26 de julho, 2017

Internacionalização ● 2017

Francisco Teixeira Bastos, Daniela Arnaut,  Teresa Heitor (docentes DECivil)

Programa de duas workshops temáticas específicas intensivas na área da arquitectura, que envolvem o IST e outra universidade europeia. Cada uma a ser desenvolvida numa das universidades, na qual os estudantes da outra universidade são integrados. Duracao de cada evento: 1 semana. Calendarizacao: 2 semanas intercalaras no 2 semestre. Envolve os professores de projecto e os alunos de um ou mais anos. No caso do Workshop a desenvolver no IST, Integra-se na actividade do “projecto relâmpago” que tem lugar na 1a semana do 2semestre. Projecto desenvolvido: abordagem de uma situação/problema lançado através de um método que consiste em 4 etapas: conceptualizacao, estratégia, projecto e comunicação. O trabalho é desenvolvido em grupo com elementos das duas universidades. Lançado com apresentações teóricas e temáticas. Termina com apresentação perante júri, dos resultados.

“Existem dois tipos de resultados nesta acção:

Os relativos ao proprio projecto propriamente dito, que consistem normalmente na capacidade de cada grupo ter formulado um conceito de abordagem, definido uma estratégia e elaborado um porojecto de resposta concreta ao problema. Para alemdisso, ter tido a capacidade de a comunicar graficamente e apresentar oralmente.

Os relativos à experiência pedagógica, sendo considerados os mais interessantes. Em primeiro lugar, entender e respeitar o “”outro”” enquanto elemento igual e colaborante para uma acção, percebendo o que as diferenças culturais influenciam a percepção da realidade e o imaginário para a procura das soluções. Seguidamente, a capacidade de organizar uma equipa baseada na capacidade individual e na complementaridade das acções. Finalmente, a aprendizagem de uma boa gestão do tempo para uma resposta atempada e competente.”

Ambas as experiências são monitoradas e avaliadas pelos professores envolvidos. A experiência de Lisboa é posteriormente objecto de exposição e de produção de um filme de divulgação. Do workshop de Londres 2016 foi elaborado um livro digital, em conjunto com alunos de sistematização de resultados e divulgação. Ambos os conteúdos são passíveis de serem disponibilizadas para análise. Eventualidade de criar futuramente uma pagina web de divulgação.

“A inovação da pratica consiste em cruzar duas comunidades de estudantes em estágios de formação idênticos no Mestrado Integrado com culturas de origem e académicas distintas promovendo a intercomunicação e a troca de experiências em regime intenso de trabalho. A observação dos alunos que passaram por esta experiência foi de um salto de maturidade e abertura ao conhecimento evidentes pelo facto de a terem tido. Igualmente é sentida uma maior segurança na prossecução dos seus objectivos nos anos seguintes.

Apesar de ser efectuada na área de arquitectura, este experiência pedagógica é replicáveis a todas as áreas que envolvem desenvolvimento de conhecimento pela pratica.”