Criação de um caderno com hexágonos
29 de novembro, 2023
Boa Prática Reconhecida | Educação | 2023
Dulce Pereira Simão e Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST)
Implementação da Prática
Esta prática foi realizada em colaboração com a seção de folhas da Associação de estudantes do IST.
Foi implementado pela 1ª vez no P2 de 2022/2023 na UC de Química Orgânica para os alunos de Engenharia Química e depois no P3 em Fundamentos de Química Orgânica para os alunos de Engenharia Biológica.
O caderno foi utilizado nas aulas teórico-práticas e no estudo autónomo.
Esta prática vem complementar uma outra anterior, as folhas de teste com hexágonos criadas em colaboração com um aluno de Engenharia Biomédica e vendidas igualmente na secção de folhas da AEIST.
Resultados Alcançados
Na correção dos testes realizados verificaram-se menos enganos na passagem do enunciado para a folha de teste e igualmente na resolução dos problemas.
Apesar das múltiplas variáveis e fatores, a percentagem de alunos aprovados subiu consideravelmente em relação ao ano anterior em que não tinha sido ainda implementada esta prática
Avaliação e Monitorização
Foram feitos inquéritos no final do P2 aos alunos do 1º ano de Engenharia Química onde 73% eram da opinião de que o uso do caderno facilitou o estudo da UC e 65% referiram que as folhas de teste facilitaram a realização dos MAPs.
No final do P3 foram também realizados inquéritos aos alunos de Engenharia Biológica do 1º ano onde 55% dos alunos disseram o uso do caderno foi útil no estudo da UC e 71% referiram que as folhas de teste facilitaram a realização dos MAPs.
Carácter Inovador e Transferibilidade
A criação deste caderno surgiu após a constatação da dificuldade demostrada pelos alunos do 1º ano em desenhar e representar estruturas químicas com cadeias de carbonos mais ou menos longas contendo os grupos funcionais.
As folhas de teste foram criadas em 1º lugar de modo a ajudar a desenhar na folha de teste, de forma correta, os compostos presentes no enunciado, o que é essencial para a resolução acertada do MAP/teste/exame.
A utilização deste caderno facilita a representação das estruturas químicas a duas dimensões, treinando a resolução de exercícios, quer seja em ambiente de aula quer seja no estudo autónomo, facilitando a apreensão da matéria e posteriormente uma melhor resolução dos testes/exames.
Que seja do nosso conhecimento, este tipo de cadernos não existe à venda em Portugal, sendo, no entanto, possível comprar online.
Além das UCs de Química Orgânica, esta prática pode ser aplicada a outras UCs como, a Química Geral lecionada a quase todas as licenciaturas do IST, Química Medicinal/Farmacêutica, Ciência e Tecnologia de Polímeros, Química Biológica e outras num universo de mais de 1000 alunos.