1. O que é?
O Observatório de Boas Práticas do IST (ObservIST) é uma iniciativa que pretende divulgar outras iniciativas ou experiências que contribuam de forma positiva e eficiente para o reforço das áreas estratégicas definidas para o IST.
2. Que atividades realiza?
O ObservIST pretende identificar, apoiar a consolidação, se for o caso, e divulgar (interna e externamente ao IST) as Boas Práticas cuja implementação esteja finalizada ou que se encontre em processo de execução no IST. As Boas Práticas que se enquadram nas áreas temáticas listadas chegam ao ObservIST por um processo de candidatura e são avaliadas por um Painel de Avaliadores com base em critérios relacionados com melhoria de processos, eficácia, eficiência, inovação, sustentabilidade e replicabilidade.
3. Quem pode submeter uma Boa Prática?
Podem submeter Boas Práticas ao ObservIST todos os colaboradores e alunos do IST.
4. Quando podem ser entregues candidaturas?
As candidaturas podem ser submetidas em qualquer altura (ver ponto 5, abaixo). A avaliação das propostas submetidas será efetuada uma vez em cada ano (as datas relevantes serão também comunicadas no website).
5. Como submeter uma candidatura?
A candidatura é preparada em formulário próprio e submetida por email.
Para mais informação sobre a submissão de candidaturas, por favor consulte a página “Elegibilidade e submissão” (aqui).
6. E se a minha Boa Prática for reconhecida?
As Boas Práticas reconhecidas serão noticiadas no site do ObservIST, incluídas no Portefólio anual e integradas na sua base de dados, criando a oportunidade de serem conhecidas e aprofundadas em qualquer momento. Os Proponentes terão oportunidade de apresentar a sua Boa Pratica no evento anual “Encontro ObservIST” e receber presencialmente um Certificado de Boa Prática. Receberão também por email um selo de Boa Prática na área temática em que se inscreve aquela. Estas oportunidades de divulgação e partilha pretendem facilitar que as competências e capacidades desenvolvidas pelos Proponentes apoiem, nomeadamente a comunidade IST, na implementação de melhorias e criação de novas boas práticas de referência.
Nota: A divulgação das boas práticas selecionadas é pública, prevendo-se uma divulgação circunscrita à comunidade IST sempre que os responsáveis pelo ObservIST assim o entenderem ou no caso do proponente manifestar esse desejo.