IPFN Science Summer Camp
8 de novembro, 2022
Investigação, Desenvolvimento e Inovação● 2022
IPFN Science Summer Camp
https://www.ipfn.tecnico.ulisboa.pt/summercamp/
Implementação da Prática
O IPFN Science Summer Camp (ISSC) é uma experiência imersiva de investigação que se realiza no final de agosto/início de setembro (durante um mês), um primeiro passo para desenvolver investigação numa unidade de investigação de topo em Portugal, dirigido a alunos do ensino superior. Os participantes desenvolvem projetos de investigação de um vasto portfolio de ofertas de projetos (projetos de 2021 aqui: https://www.ipfn.tecnico.ulisboa.pt/summercamp/projectos.html), tirando partido do excitante e cosmopolita ambiente de investigação do IPFN, em forte interação com os diferentes grupos de investigação e sob a supervisão de um ou mais investigadores do IPFN, desenvolvendo, e praticando, as suas competências em dimensões críticas para a investigação científica. É privilegiada a imersão completa e vivência nos grupos de investigação do IPFN.
O programa aproveita a experiência desenvolvida pelo IPFN na implementação de Lab Rotations (mini projetos de investigação de um mês) em que todos os estudantes de doutoramento do IPFN estão envolvidos antes de iniciarem o desenvolvimento da sua tese de doutoramento. Os ensinamentos tirados de mais de 8 edições do programa APPLAuSE guiam os princípios subjacentes ao ISSC 2021.
Pretende-se que os participantes vivam uma experiência de investigação, em projetos que contribuam diretamente para a agenda de investigação do IPFN e dos seus grupos, adquirindo um conjunto de conhecimentos e competências importantes para qualquer atividade no domínio da Ciência e da Tecnologia, inclui sessões semanais de acompanhamento, treino em soft skills e apresentações finais, sob a supervisão de uma equipa do IPFN. Programa completo aqui: https://www.ipfn.tecnico.ulisboa.pt/summercamp/programa.html
Todos os participantes recebem uma bolsa de iniciação à investigação durante o ISSC.
A coordenação científica é assegurada pelo Presidente do IPFN e pelo Conselho de Administração do IPFN, que inclui todos os responsáveis de grupo.
Resultados Alcançados
Em 2021, o IPFN promoveu o seu primeiro IPFN Science Summer Camp (ISSC), uma experiência imersiva de investigação que se realizou entre 30 de agosto e 30 de setembro de 2021, um primeiro passo para desenvolver investigação numa unidade de investigação de topo em Portugal, dirigido a alunos do ensino superior.
Os participantes desenvolveram projetos de investigação de um portfolio de ofertas de projetos (disponíveis aqui https://www.ipfn.tecnico.ulisboa.pt/summercamp/projectos.html) submetidos por investigadores do IPFN no final do mês de Julho.
A coordenação científica do ISSC 2021 foi assegurada pelo Presidente e pelo Conselho de Administração do IPFN, tendo a responsabilidade executiva do programa sido assegurada por Luís Oliveira e Silva.
As candidaturas ao ISSC 2021 foram submetidas entre 13 de agosto e 19 de agosto de 2021, tendo sido selecionados 9 participantes de cinco cursos distintos do IST, frequentando o 2º, 3º, 4º anos de mestrados integrados.
No início do programa, os participantes foram informados da organização geral e das condições gerais do programa e do seu funcionamento, incluindo código de conduta, e calendário completo.
O programa iniciou-se com uma sessão de apresentação do IPFN e primeira apresentação/ice breaker entre todos os participantes e supervisores dos trabalhos de investigação. Durante todo o programa, os participantes integram o dia-a-dia de investigação, participaram nas atividades dos grupos e noutras atividades científicas do IPFN, desenvolveram o seu trabalho nos laboratórios e nos gabinetes do IPFN, tendo sido garantida uma supervisão próxima por investigadores devidamente identificado assim como a interação com outros investigadores do IPFN.
Os participantes participaram ainda num programa de workshops e sessões temáticas de discussão. Os materiais de apoio do programa de workshops e sessões de discussão foram disponibilizados eletronicamente aos participantes no workshop. No final de cada semana todos os participantes reuniram com a equipa responsável do ISSC para apresentação dos seus “lightning round week sumaries” (uma apresentação curta com menos de 2 minutos de partilha dos sucessos da semana).
No final do ISSC 2021 todos os participantes participaram na sessão final de apresentação dos projetos e de entrega de diplomas (30 setembro), tendo providenciado feedback (de forma anónima) à organização após a sessão final e durante a semana de 11 de outubro 2021.
O feedback dos participantes é globalmente muito positivo. Sugestões de melhoria recebidas serão consideradas e incluídas nas próximas edições. Esta iniciativa demonstrou o interesse por este tipo de programas por parte de alunos do IST, com origem em cursos/formações diversas.
IPFN prosseguirá esta iniciativa e organizará o ISSC em 2022, com um calendário antecipado para assegurar um maior número de participantes.
Relatório completo aqui: https://drive.google.com/file/d/1Tj2z5GrfBePh0Q_G-lGJaD0b8pmuwIm8/view? usp=sharing.
Avaliação e Monitorização
A avaliação e monitorização foi realizada ao longo de quatro dimensões:
– coordenação científica global;
– supervisão dos participantes;
– acompanhamento dos participantes e monitorização da qualidade da supervisão;
– funcionamento geral do programa.
Coordenação científica global
A coordenação científica global é assegurada pelo Conselho de Administração do IPFN que inclui todos os responsáveis de grupo e que delegou a coordenação executiva em Luís Oliveira e Silva. A coordenação científica global assegurou a qualidade dos projetos submetidos (19 projetos), a qualidade e experiências dos supervisores individuais de cada um dos projetos e para cada um dos participantes, o enquadramento dos supervisores, a atribuição/distribuição dos temas pelos participantes (fazendo o equilíbrio entre competências e projetos) e a seleção dos candidatos para participação no ISSC.
Supervisão dos participantes
Os supervisores receberam um conjunto de indicações sobre o funcionamento do programa, incluindo código de conduta de todos os envolvidos, e estiveram presentes na sessão de kick-off do programa e na sessão de encerramento.
Acompanhamento dos participantes e monitorização da qualidade da supervisão
Para além do acompanhamento diário dos supervisores aos participantes, os participantes reuniram semanalmente com a coordenação executiva e com o Presidente do IPFN para análise do progresso do projeto desenvolvido e análise da interação participante/equipa de supervisão.
Funcionamento geral do programa
No final do programa foi aplicado um questionário de satisfação (resultados e inquérito incluídos no relatório completo aqui: https://drive.google.com/file/d/1Tj2z5GrfBePh0Q_G-lGJaD0b8pmuwIm8/view? usp=sharing). A análise dos resultados revela uma satisfação globalmente muito positiva com todos os aspetos do programa.
O Conselho de Administração fez também uma análise do programa tendo concluído sobre:
– integração do ISSC no portfolio de outreach e formação avançada do IST (concretizada);
– prosseguimento da iniciativa em 2022, alargando-a a um número maior de participantes e de projetos possíveis (em curso);
– alteração do calendário para facilitar a atração de um maior número de participantes (em curso);
– eventual creditação de ECTS (estimado a 6 ECTS = 5 semanas * 35 horas/28 horas) junto do Conselho Científico do IST para futura creditação sempre que aplicável (a solicitar proximamente).
Carácter Inovador e Transferibilidade
O conceito do ISSC é baseado na imersão completa em experiências de investigação e acessível a qualquer estudante do IST independentemente do curso/ano de origem. Ao contrário de Summer Schools convencionais, o número de horas de interação em sala/formais é reduzido (3 horas em 35 horas em cada semana) e essa interação não é focada em conceitos técnicos ou científicos, mas exclusivamente em componentes de soft skills essenciais para o trabalho científico (e.g. ética, comunicação oral e escrita, organização do trabalho, carreira). Assume-se que toda a aprendizagem é feita como resultado da execução do projeto (e não de aprendizagem ou transmissão de conhecimento formais). É também promovida a presença dos participantes nos grupos de investigação em que desenvolvem o trabalho, participando nas reuniões dos grupos e nas discussões científicas em cada grupo ou equipa de investigação para transmitir de forma orgânica a vivência de uma unidade de ID.
O programa foi aberto a alunos de todos os cursos do IST independentemente do ano que frequentavam. Assim foi possível atrair alunos de Eng. Civil, Eng. Biológica, Eng. Física Tecnológica, Eng. Eletrotécnica e de Computadores, e Eng. Eletrónica, do 2º, 3º, e 4º anos, supervisionados por mais de 20 investigadores do IPFN, organizados em 6 equipas (alguns dos projetos foram realizados individualmente e outros, mais ambiciosos, em equipa).
O modelo do programa é idêntico ao Undergraduate Research Opportunities no MIT, embora se distinga deste modelo por promover a interação entre todos os participantes de cada coorte, independentemente do projeto em que estejam envolvidos, em particular nas reuniões semanais e nos workshops específicos realizados em cada semana.
O programa segue o conceito de Lab Rotations (presente no programa de doutoramento APPLAuSE) mas aqui aplicado a estudantes de 1º e 2º ciclo – nas Lab Rotations todos os estudantes de doutoramento realizam dois mini-projetos de investigação, em temas distintos da sua tese e preferencialmente em grupos distintos de investigação do seu. No ISSC reproduz-se o conceito de Lab Rotation.
Não temos conhecimento da aplicação deste modelo no IST (noutras unidades de ID) ou fora do IST tendo como alvo alunos de 1º e 2º ciclos.
Todas as unidades de ID têm condições para replicar o modelo (dado que o financiamento foi automaticamente assegurado pela FCT) podendo o IST replicar até o modelo numa escala mais ambiciosa.