ATHENS Programme – Atividades Culturais
26 de julho, 2017
Internacionalização ● 2017
Duarte Donas Bôto (NAPE)
Implementação da Boa Prática
O programa ATHENS (Advanced Technology Higher Education Network) é um curso de mobilidade com a duração de uma semana, ocorrendo duas vezes por ano (março e novembro). Este programa foi criado em 1996 e nele colaboram 16 universidades europeias.
O objetivo deste programa pretende reforçar a aprendizagem na área abrangida por cada curso disponível nas faculdades parceiras, mas também proporcionar aos participantes a descoberta cultural da cidade e do país. É neste sentido que o NAPE atua, sendo responsável pela organização de atividades de cariz cultural ao longo de toda a semana. Paralelamente, todos os procedimentos académicos dos alunos/cursos são geridos pelo NMCI – Núcleo de Mobilidade e Cooperação Internacional.
Ações: O programa cultural começa sábado com a receção oficial do Técnico e do NAPE, com a presença de Guias do NAPE e do Vice-Presidente para os Assuntos Internacionais. Este primeiro dia é dedicado a descobrir Lisboa: zona de Belém (Mosteiro dos Jerónimos e Padrão dos Descobrimentos) e zona histórica de Lisboa (Sé de Lisboa, Castelo de São Jorge e Terreiro do Paço); ao longo do dia, os participantes têm ainda a oportunidade de provar pastéis de Belém. À noite, temos um jantar de comida tradicional portuguesa. No domingo, visitamos o Cristo Rei, a vila de Sintra (Castelo dos Mouros, centro da vila) e o litoral português (Cabo da Roca, Cascais) e damos a provar os tradicionais travesseiros e as queijadas de Sintra. Durante o resto da semana, no final de cada dia de atividades letivas, o programa é ainda composto por vários eventos de socialização: “Rally Técnico”, International Barbecue, visitas guiadas ao terraço das torres do campus Alameda e ainda um Farewell Dinner.
Recursos:
- Humanos: no planeamento e organização da atividade estão envolvidos 6 Guias do NAPE, bem como a equipa de coordenação do gabinete.
- Logísticos: para a realização das atividades, são alugados autocarros durante o fim de semana.
Calendarização: O planeamento das atividades inicia-se 2 meses antes de cada sessão, que se realiza no 2º fim de semana de março/novembro.
Resultados Alcançados
Os objetivos do programa ATHENS definem-se como:
- aprendizagem de uma área abordada nos cursos disponíveis;
- visita e conhecimento da cidade por parte dos participantes, através de atividades culturais;
- Divulgação do Técnico Lisboa.
Método: De forma a avaliar o sucesso deste programa, são realizados questionários de satisfação aos participantes, após conclusão do curso. Este questionário inclui também questões sobre as atividades letivas, que não referiremos nesta secção.
A parte do questionário relativa às atividades culturais tem por base várias áreas: motivação e preparação; organização do curso; responsabilidade e competência do professor; condições gerais; atividades culturais; avaliação global. Todas as perguntas de avaliação são avaliadas numa escola de 1 a 5 (sendo 5 a nota máxima).
Resultados (última sessão – março 2017): Dos 73 participantes nesta edição, obtivemos 80% de respostas (59 pessoas); o prazo de resposta foi de 7 dias. Relativamente à secção das atividades culturais pode ser destacado o facto de todas as questões terem tido uma avaliação média acima de 4,6 (escala de 1 a 5).
[Breve resumo] O índice de satisfação com a comunicação entre os Guias do NAPE e os participantes obteve uma pontuação média de 4,81, enquanto que o desempenho global do NAPE durante todo o fim de semana cultural obteve uma pontuação média de 4,79. Mais especificamente, o Farewell Dinner obteve uma classificação média de 4,64 e, ainda, a apresentação do NAPE sobre o Técnico obteve uma pontuação de 4,66 nos parâmetros de organização e clareza. De um ponto de vista geral de todo o fim de semana cultural, foi obtida uma classificação média de 4,74.
Na verdade, quando questionados acerca do que tinham mais apreciado durante toda a semana do curso em Lisboa, a maioria dos alunos respondeu as atividades culturais e sociais organizadas.
Tendo em conta que a principal responsabilidade do NAPE neste programa é proporcionar aos alunos uma experiência de cariz cultural o mais completa possível, podemos afirmar que os objetivos propostos foram cumpridos com sucesso e os participantes recomendam este programa.
Avaliação e Monitorização
De modo a avaliar o sucesso do programa ATHENS, são utilizados dois principais processos de avaliação, um interno e outro externo.
O processo interno de avaliação consiste na elaboração de um relatório interno, com base nas reuniões de equipa após a realização de todo o programa cultural. São analisadas todas as atividades organizadas (fim de semana, Rally Técnico, International Barbecue, visitas guiadas às torres e Farewell Dinner) e feita uma avaliação dos pontos positivos e negativos de cada uma. Por fim, é ainda realizada uma reunião geral com todos os colaboradores (Guias) do NAPE, com vista à transmissão de informação e conhecimentos a toda a equipa, que são então condensados num relatório de atividade.
O processo externo de avaliação consiste num inquérito de satisfação criado pelo NAPE em colaboração com a AEP – Área de Estudos e Planeamento, que é responsável pelo envio do mesmo a todos os participantes do programa e ainda o respetivo tratamento das respostas. É elaborado um relatório com base nas respostas, que é enviado ao NAPE e ao NMCI para futuros aperfeiçoamentos.
Graças a estes dois processos de avaliação, tem sido possível melhorar a organização do programa ATHENS a cada edição, uma vez que deste modo os pontos a melhorar são identificados e prontamente introduzidos na edição seguinte.
Como propostas de melhorias, no ano passado foi sugerido serem realizadas mais atividades durante a semana para promover uma melhor integração dos participantes. Como tal, nesta última edição, foi organizado o International Barbecue, para o qual foram convidados, não só os participantes do programa ATHENS, mas também os alunos de mobilidade que se encontram a estudar no Técnico.
Carácter Inovador e Transferibilidade
A combinação de práticas de cariz sociocultural como as que desenvolvemos no âmbito deste programa, juntamente com outras iniciativas já realizadas por diversos organismos internos no Técnico, visam promover uma melhor e mais bem organizada receção de alunos, docentes e outras pessoas na nossa faculdade.
Com base na nossa experiência, ao longo dos últimos 25 anos, a inclusão de atividades de natureza sociocultural no âmbito da realização de atividades académicas é um fator preponderante na integração dos alunos, docentes e não docentes estrangeiros na comunidade académica do Técnico e também na comunidade portuguesa.
Esta atividade pode ser facilmente replicada por diversas entidades internas do Técnico que promovam atividades de intercâmbio para diferentes públicos-alvo, tanto ao abrigo de um programa de estudos (curso Athens, curso de verão, programa de intercâmbio, entre outros) como também no âmbito de atividades científica e tecnológica (conferência, reunião, entre outros).