Instituto Superior Técnico

Observatório de Boas Práticas do IST

#MulheresNoTécnico: Campanhas nas Redes Sociais do ComunicaCiência

8 de novembro, 2022

Comunicação● 2022

#MulheresNoTécnico: Campanhas nas Redes Sociais do ComunicaCiência

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Implementação da Prática

O grupo ComunicaCiência (Boa Prática ObservIST 2021) é coordenado pela Área de Comunicação, Imagem e Marketing (ACIM) e junta todos os responsáveis de comunicação das 23 unidades de investigação associadas ao Instituto Superior Técnico e da Área de Transferência de Tecnologia. Foi criado em Setembro de 2019, com a introdução de novas práticas para a Comunicação de Ciência do Instituto Superior Técnico.

A criação e dinamização deste grupo pretende aproximar a estrutura de comunicação de cada uma das unidades, com as suas diferentes realidades, à estrutura de comunicação central do Técnico, bem como fomentar um espírito de corpo comum. Desta forma, este grupo concretiza-se através de:

  1. encontros mensais com todos os membros do grupo, coordenado pela ACIM.
  2. formações em comunicação de ciência
  3. conceção e desenvolvimento de atividades conjuntas de divulgação e promoção da ciência

Entre as atividades conjuntas de divulgação feitas pelo grupo, têm-se destacado as campanhas nas redes sociais com Mulheres Cientistas do Técnico, concentradas na hashtag #MulheresNoTécnico. As ideias são trabalhadas nas reuniões conjuntas deste grupo e operacionalizadas pela Área de Comunicação, Imagem e Marketing do Técnico, com colaboração direta dos responsáveis de comunicação de cada Unidade de Investigação.

As unidades representadas no ComunicaCiência são: CEAFEL; CAMGSD; CENTRA; MARETEC; C2TN; CENTEC; CEG-IST; IN+; CeFEMA; CFTP; CEMAT; CQE; CERENA; CiTUA; iBB; IDMEC; INESC-ID;

INESC-MN; IPFN; ISR; IT; CERIS; LIP. A Área de Transferência de Tecnologia do Técnico integra também o grupo.

Resultados Alcançados

Esta vontade comum de promovemos a diversidade de perfis, a paridade no acesso e participação na ciência e uma plena igualdade de género nas funções relacionadas com a investigação levou o Grupo ComunicaCiência a preparar, em 2021, uma campanha conjunta nas redes sociais intitulada “Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência”, celebrada a 11 de fevereiro. Nesse contexto contámos as histórias de 42 mulheres cientistas do Técnico que mostraram o seu trabalho a partir da premissa “Eu sou cientista porque…”. O uso da hashtag #MulheresNoTécnico permitiu agrupar todas as histórias mas também estimular outras investigadoras e futuras cientistas do Instituto Superior Técnico a partilharem também a investigação que desenvolvem e o porquê de serem cientistas. Para além disso, foi criada uma moldura no Facebook alusiva ao evento, que podia ser usada por qualquer utilizador da plataforma. A campanha teve versões diferenciadas no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIN (em colaboração com a Área de Transferência e Tecnologia do Técnico).

Um ano depois, a 8 de março de 2022, e celebrando o Dia Internacional da Mulher, o ComunicaCiência voltou a preparar uma campanha com a mesma missão, em moldes renovados, reavivando a hashtag #MulheresnoTécnico. Foi partilhado o percurso e as histórias de 11 investigadoras do Instituto Superior Técnico, que nos mostraram as fontes de inspiração que as conduziram para uma carreira no mundo da ciência e da engenharia. Ouvimos também algumas dessas pessoas, que apontam caminhos sobre a forma de motivar para uma carreira científica as pessoas mais motivadas e competentes, independentemente do género. Dos professores do Técnico à mãe de uma investigadora, de uma orientadora científica a uma condessa, muitas foram as fontes de inspiração apontadas. A ideia foi, uma vez mais, que os exemplos de inspiração ajudem a reforçar a importância da igualdade de género numa sociedade que se pretende próspera a justa e que apostam num futuro onde muitas mais mulheres encontrem também o seu lugar no Ensino Superior, na Engenharia, na Arquitetura e na Ciência. A campanha teve também versões diferenciadas nas diversas plataformas: Facebook, Twitter, Instagram, Insta Storys e LinkedIN. A campanha lançou também o estímulo à comunidade a participar, usando a hashtag.

Avaliação e Monitorização

Um dos principais impactos das campanhas é a mobilização do trabalho em equipa do ComunicaCiência, que tem avaliado sempre de forma muito positiva os resultados da campanha, tanto quantitativos como no feedback das investigadoras que têm participado nas campanhas.

A campanha “Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência” (2021) teve, no Facebook, um alcance total de 35.000 pessoas, número muito acima ao valor médio desse ano (cerca de 7.000). O conjunto de publicações no Twitter originou 333 likes, 66 partilhas, 1508 “engajamentos” e mais de 49.000 impressões. No Instagram as galerias de imagens tiveram alcance total de 26.530 (média 2020: 4.633), uma média de 438 likes cada e originaram uma média de 108 visitas ao perfil por cada post. Valores muito acima da média até então. No Linkedin as 49 publicações geraram um total de 138.420 impressões 2.683 reações e 4.083 cliques.

Somando todas as impressões e alcance destas redes sociais chegamos a um número total de aproximadamente 250.000 pessoas alcançadas pela campanha. Para além disso, foi feito o desafio de partilha da história de outras investigadoras recorrendo à hashtag #MulheresNoTécnico, tendo tido um impacto significativo nas redes, em particular no Twitter, onde se acumularam 42 participações (não temos acesso a perfis privados).

A campanha “#MulheresNoTécnico – Histórias e Inspiração”, publicada no Dia Internacional da Mulher 2022, ainda tem a avaliação em curso, dada a proximidade temporal. Por agora, os números preliminares apontam para um alcance de mais de 15.000 pessoas no Facebook, 11.500 pessoas no Twitter, 8.500 no Instagram, mais de 30.000 impressões nas Storys do Instagram e mais de 7.000 impressões no LinkedIn. Somando todas as impressões e alcance destas redes sociais chegamos a um número total de aproximadamente 72.000 pessoas alcançadas pela campanha. Foi novamente lançado o desafio de partilha da história de outras investigadoras recorrendo à hashtag #MulheresNoTécnico, tendo tido 11 participações (monitorizadas).

Se somarmos os totais de ambas as campanhas, chegamos a um total aproximadamente de 320 000 pessoas alcançadas diretamente pelas campanhas.

Carácter Inovador e Transferibilidade

O carácter inovador deste projeto é a potencialização da existência de um grupo que agregue todas as unidades de investigação do Técnico para agilizar a comunicação e promover a criação de campanhas conjuntas, em torno de objetivos específicos.

Questões relacionadas com a igualdade de género e a igualdade de oportunidades independentemente do género, idade, origem, etnia, etc, estão nos valores a comunicar estrategicamente pelo Técnico. Estas duas datas assumiram-se como uma oportunidade para unir esforços e criatividade em torno dessa mensagem. Uma campanha concertada entre dezenas de páginas nas redes sociais tem uma capacidade de impacto muito maior. O envolvimento destas dezenas de Unidades de Investigação garante também a transmissão de uma imagem de diversidade científica, tão presente nos genes do Técnico.

O funcionamento do grupo em regularidade, abordando temáticas de interesse e promovendo a motivação das UI para investirem em comunicação de ciência, tem sido uma inovação no Técnico. Esta atividade é um exemplo da agilidade da comunicação interna que este grupo tem permitido, tal como a coordenação de actividades conjuntas em tempo útil, potenciando e ligando com outras unidades Técnico (como a Área de Transferência de Tecnologia e o Núcleo de Design e Multimédia).

A campanha encara a comunicação não apenas como forma de promoção institucional e divulgação de carreiras técnico-científicas mas também como na promoção da literacia e cultura científica e da diversidade de perfis na ciência.

A dinâmica deste grupo pode ser transferida para outras realidades do Técnico, e fora dele, que beneficiem da junção de profissionais com funções semelhantes em núcleos distintos. Outros momentos e datas específicas podem ser pretexto para campanhas que recorram à força da colaboração para terem mais impacto.

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