Instituto Superior Técnico

Observatório de Boas Práticas do IST

Formação de Utilizadores em Literacia da Informação

27 de julho, 2019

Educação Superior 2019

Isabel Pacheco Marques Vaz Marcos, Rui Manuel Pereira Coelho (BIST)

Implementação da Boa Prática

A formação de utilizadores em literacia da informação tem como objetivo proporcionar à comunidade académica do IST competências para a autossuficiência na utilização da informação, que possibilitem a que de forma ética se pesquise, selecione, avalie e potencie novo conhecimento.

A formação de utilizadores é desenvolvida em dois eixos: virtual e presencial.

Formação virtual: no 1.º sem. de 2018 foram elaborados 8 tutoriais disponibilizados no Site da Biblioteca.

Formação Presencial: as sessões de formação iniciaram-se no 2º sem. de 2017/18. Calendarizaram-se 8 formações com um número máximo de 8 inscrições por sessão (devido à capacidade da sala). Respeita-se o calendário de exames e pausas letivas.

As tarefas executadas nas ações de formação:

Planeamento do calendário semestral;

Elaboração do guião de cada sessão;

Programa e inscrições ─ divulgação dos programas e formulários de inscrição (formulário Google) no item Formação de Utilizadores do site da Biblioteca. A abertura das inscrições é feita de forma gradual, na segunda-feira da semana anterior a cada sessão.

Acompanhamento das inscrições ─ monitorização das inscrições (por RT e conta de e-mail do formador); se atingido o número-limite é aberta nova sessão para o período da tarde e atualizada a informação na Internet.

Divulgação ─ notícia no site da Biblioteca; preparação de materiais diversos (cartazes, flyers) afixados pelas várias bibliotecas e outros espaços do campus Alameda e TagusPark.

Antes da sessão ─ Dois dias antes envio de e-mail aos inscritos a lembrar o evento e solicitando confirmação da presença; preparação de materiais a entregar (programa da sessão, folhas, controlo de presenças, inquérito de satisfação)

Depois da sessão ─ encerramento das inscrições, atualização da informação na página web, remoção dos materiais de divulgação, preparação e envio de declarações de presença, análise aos inquéritos de satisfação

Recursos materiais: sala, tela, projetor, pc, materiais de divulgação

R.H- 5 pessoas

Resultados Alcançados

Foram realizadas nove sessões de formação (previsão inicial: oito).

Foram realizadas ainda duas sessões extra, para dar resposta ao maior número de inscritos: Introdução ao Mendeley (14 março); Utilizar a B-on (09 maio).

Além do programa regular, dirigido a toda a comunidade académica, no final do ano de 2018 foram realizadas três sessões “Pesquisar no EBSCO Discovery Service (EDS) da U.L.”, em exclusivo para a equipa da Biblioteca.

Nas 9 sessões realizadas no âmbito do programa regular participaram 39 formandos: 22 alunos, 11 docentes/investigadores e 6 não docentes.

Para um número total de 56 inscritos nas sessões compareceram 39 formandos (taxa de participação de cerca de 70%).

Os alunos que participaram nas sessões pertencem a 10 cursos diferentes, sendo os mais representados Engenharia Civil (23% do total), Engenharia de Sistemas de Transportes (18%) e Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (14%).

A análise de alguns dados recolhidos através do Google Analytics permite verificar que entre o primeiro e segundo semestres do ano de 2018 se registou um crescimento no número de visualizações das páginas do site da biblioteca relacionadas com os “Tutoriais”: 412 no 1.º semestre e 461 no 2.º semestre; Página “Formação de Utilizadores”: 371 no 1.º semestre e 596 no 2.º semestre.

No final do segundo semestre do ano letivo 2017/2018 fez-se um balanço do Projeto, tendo sido planeadas diversas ações de melhoria, concretizadas no 1.º semestre do ano letivo 2018/2019.

Procurando aumentar a visibilidade da formação de utilizadores foi realizado um maior investimento na sua divulgação: reformulação gráfica dos cartazes; impressão de maior número de cartazes e afixação num maior número de locais; elaboração de novos flyers; colocação de notícia no site institucional do Técnico (inicialmente a notícia era apenas colocada na página da Biblioteca).

Foram introduzidos alguns ajustamentos nos planos das sessões e nos tutoriais na sequência de observações ou dúvidas apresentadas. No início do 1.º semestre do ano letivo 2018/2019 foram revistos todos os tutoriais, para tornar mais dinâmica a sua leitura pelos utilizadores.

Um dos problemas detetados nas sessões de formação foi a eliminação temporária de alguns lugares na sala de leitura da Biblioteca do Técnico – Torre Sul motivada pela deslocação de algumas cadeiras para a sala da formação nos dias de realização das sessões. Para resolver este problema, a Biblioteca adquiriu novas cadeiras que ficaram em permanência na sala utilizada para as sessões de formação.

Avaliação e Monitorização

Inquéritos de satisfação

A avaliação das formações constitui sempre um aspeto fundamental que permite conhecer os pontos fortes e fracos e apostar na melhoria contínua. No final de cada secção de formação é pedido a cada participante o preenchimento de um pequeno questionário para avaliar o seu grau de satisfação. Este é composto por quatro questões fechadas (adequação temática, conteúdo informacional, organização e divulgação) e uma questão aberta (sugestões). Todos os questionários são objeto de tratamento estatístico, elaborando-se posteriormente um relatório. Esta metodologia de avaliação permite aos serviços monitorizar o plano de formação na sua globalidade.

Autoavaliação do formador

No final de cada sessão são sistematizadas todas as observações e dúvidas colocadas pelos participantes. Sempre que necessário são feitos ajustamentos aos tutoriais e/ou aos planos de cada sessão.

Sempre que alguma dúvida fica por esclarecer durante a sessão o formador assume o compromisso de estudar a questão colocada e procurar a resposta, que posteriormente será transmitida ao formando, preferencialmente por e-mail.

Propostas de melhoria identificadas e introduzidas

A análise aos inquéritos de satisfação preenchidos pelos participantes das sessões de formação realizadas no ano civil de 2018 permitiu concluir que o aspeto menos bem sucedido está relacionado com a divulgação das sessões de formação, sendo proposto um reforço nas ações de divulgação.

Aumentou-se o número de cartazes que foram afixados num maior número de locais do campus Alameda e iniciou-se a divulgação destes eventos na Página Web do IST.

No segundo semestre do ano letivo 2018/2019 foi proposta (e aceite) uma parceria com o Núcleo de Desenvolvimento Académico, concretizada nomeadamente com a participação da Biblioteca no workshop “Dissertação de Mestrado – Aceitas o desafio?”, realizado em 11 de março de 2019, no decorrer do qual foram apresentados os recursos e serviços da BIST, com destaque para a formação de utilizadores. Estão delineadas outras ações conjuntas.

Estão ainda programadas:

Criação no Facebook de uma página da Biblioteca;

Reuniões com os presidentes dos Departamentos, incentivando a divulgação através dos docentes;

Colaboração com a Associação de Estudantes (AEIST);

Articulação com o NAPE na semana de integração dos estudantes para o próximo ano letivo.

Carácter Inovador e Transferibilidade

Os programas de utilizadores em literacia da informação são uma realidade inquestionável em grande parte das instituições universitárias, uma vez que para fazer face a uma sociedade em que a informação é vital para o seu desenvolvimento, os estudantes necessitam de adquirir competências que os capacitem para um bom desempenho académico e profissional.

A formação de utilizadores é uma prática nova na Biblioteca do Instituto Superior Técnico. Anteriormente há apenas registo de alguns tutoriais, desconhecendo-se a existência de anteriores experiências de formação em sala. Por este motivo, considera-se que este programa é uma boa prática com um grande potencial de desenvolvimento e de transferibilidade para outros espaços.

Destacam-se:

Oferta de ações de formação que podem estar integradas nas UCs a pedido dos docentes, podendo realizar-se em sala de aula desde que estejam asseguradas as condições técnicas mínimas necessárias;

Realização destas ações nas instalações dos restantes campi do Instituto Superior Técnico;

Diversificar a tipologia das formações, nomeadamente no apoio à publicação científica e nas políticas do acesso aberto, para abarcar outros públicos, como os investigadores e professores;

No compromisso social com a comunidade local envolvente adaptar algumas destas formações para um público mais jovem, particularmente os estudantes do ensino secundário.

 

 

Categorias

Subscrever Feed de Notícias