12 Boas Práticas distinguidas na 6ª Call do Observatório de Boas Práticas do IST

2 de julho, 2021

Já são conhecidas as 12 Boas Práticas (BP) distinguidas no seguimento da 6.ªCall do ObservIST. Conheça-as melhor no 4º Encontro do ObservIST agendado 12 de outubro de 2021 no Salão Nobre, no Campus Alameda.

Boas Práticas reconhecidas na 6ª Call do ObservIST:

Explica-me como se tivesse 5 anos – Conversas sobre ciência no Técnico para crianças e adultos curiosos (BP do ano 2021)

Programa produzido com o objetivo de estimular o interesse das crianças pela ciência, assente num ciclo de conversas com investigadores de todas as áreas científicas do Técnico, onde se aborda o trabalho científico desenvolvido na instituição, usando uma linguagem simples e acessível a uma criança de cinco anos.

Supervision of master theses based on Scrum

Estudo que identifica os benefícios do uso do Scrum para supervisionar teses de mestrado.

Exonline: Utilização da plataforma openedX para a avaliação (testes, exames, fichas)

Utilização da plataforma OpenEDX (exclusivamente para avaliação) que permite a construção de avaliações com diferentes níveis de complexidade, adequados a exames na área STEM (Science, Technology, Engineering e Mathematics), recorrendo a diferentes tipos de perguntas.

Recuperar, organizar e disponibilizar informação digital na Biblioteca do IST: uma realidade em movimento

A constituição de uma biblioteca digital deverá satisfazer a sua comunidade ao nível dos conteúdos e do acesso à informação e deverá ser capaz de garantir a preservação dos documentos a longo prazo. Esta realidade já está em curso e constitui um dos objetivos estratégicos de desenvolvimento da Biblioteca do IST.

Safely CERIS Day Out 2020 during COVID19

Evento realizado com o objetivo de promover a interação e diminuir o isolamento entre os jovens investigadores do CERIS, potenciando o espírito de equipa, promovendo atividades entre os membros, transferindo conhecimento entre diferentes áreas de investigação, promovendo a cooperação e cumprindo a identidade do CERIS na comunidade.

Lab2Market

O Lab2Market@Técnico é um programa de aceleração de inovação com o objetivo de encontrar a melhor forma de valorizar as tecnologias desenvolvidas por professores, investigadores, estudantes de doutoramento e mestrado do IST.

ISTO É _Podcast

O podcast ISTO É, dá voz aos estudantes para responder a questões habituais dos candidatos, relacionadas sobretudo com oferta formativa e vivências académicas, ultrapassando constrangimentos da pandemia levando o Técnico aos seus potenciais candidatos.

Faraday News

Espaço jornalístico criado com o objetivo de promover um encontro entre o público e a investigação de ponta nas diversas áreas que formam o campo de estudo das Engenharias, particularmente, da Engenharia Eletrónica, aprofundando conhecimentos e motivando caminhadas para aqueles que têm vontade de saber mais.

Grupo Comunica Ciência, para a divulgação e comunicação da ciência do Instituto Superior Técnico interna e externamente

Grupo criado com o objetivo de aproximar a estrutura de comunicação de cada uma das unidades, com as suas diferentes realidades, à estrutura de comunicação central do Técnico, bem como fomentar um espírito de corpo comum.

Visita Virtual ao Técnico

Conceção de visitas virtuais para ultrapassar a impossibilidade de acesso aos espaços do Técnico no 2º semestre de 2019/2020, com o consequente cancelamento das habituais visitas dinamizadas pelos Guias do NAPE, devido às restrições da pandemia.

Working@Tecnico: Avaliação dos Riscos Psicossociais no Instituto Superior Técnico

Descreve o trabalho de Recolha e analise de dados, planeamento e implementação de  uma campanha de sensibilização para os Riscos Psicossociais (RPS)  no Técnico

Mecânica I faz a diferença!

Descreve a introdução de um procedimento de separação e recolha diferenciada de resíduos sólidos urbanos (RSU) e o desenvolvimento de um modelo, com medidas de gestão operacional e estratégias de comunicação.

Desde a criação do ObservIST, em 2015, 73 Boas Práticas da comunidade do Instituto Superior Técnico, nos mais variados domínios, já foram reconhecidas por painéis de avaliadores constituídos para o efeito.