Instituto Superior Técnico

Observatório de Boas Práticas do IST

PDF – Programa de Desenvolvimento e Formação (2019 -2022)

29 de novembro, 2023

Boa Prática Reconhecida | Educação | 2023

Isabel Gonçalves, Leonor Moura, Gonçalo Moura e Patrícia Simões

 

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Implementação da Prática

O Programa de Desenvolvimento e Formação[1] – PDF para docentes e investigadores/as do IST é um Programa da responsabilidade do Conselho Pedagógico que foi desenhado pelo Núcleo de Desenvolvimento Académico com o apoio do Conselho Científico e lançado a 26 de março de 2019. O seu objetivo é promover, capacitar e apoiar o desenvolvimento de competências profissionais, interpessoais e transversais dos/as docentes e investigadores/as do Técnico, nas vertentes de Planificação das Unidades Curriculares, Transmissão de Conteúdos e implementação de atividades de Avaliação e Feedback, contribuindo assim para a otimização dos processos de ensino-aprendizagem, através de formações destinadas aos/às docentes e investigadores/as do IST.

As ações de formação do Programa foram calendarizadas tendo em conta as pausas letivas dos/as docentes/investigadores/as e ocorrem, por regra, em janeiro/fevereiro e junho/julho. Foi criado um site para este Programa e a gestão e monitorização do Programa, entre os anos de 2019 e 2022 envolveu ativamente a Coordenadora do NDA e três elementos da equipa do NDA.

O NDA seguiu os seguintes procedimentos na organização do PDF:

  1. Preparação e planeamento
    • Elaboração do plano de formação semestral com a escolha das temáticas e dos/as formadores/as a convidar;
    • Calendarização dos convites e das formações, em setembro e fevereiro de cada ano letivo;
    • Validação do plano de formação semestral com a Presidente do CP;
    • Envio dos convites aos/às formadores/as, por email e com preenchimento de um formulário online e confirmação por parte dos/as formadores;
    • Elaboração do plano de formação final semestral e à reserva das salas junto do GOP.
  2. Divulgação
    • Em meados de janeiro e inícios de junho, realiza-se a divulgação das formações junto do público-alvo, através de:
      • Publicação do plano de formação semestral no site pdf.tecnico.ulisboa.pt;
      • Envio da informação para os/as docentes via Fénix;
      • Envio da informação para o GCRP para publicação de uma notícia com destaque na página do IST;
    • Abertura das inscrições e posterior confirmação das mesmas.
  3. Realização das formações
    • Apoio às formações nas datas estabelecidas;
    • Envio dos materiais da formação aos/às formandos/as, após o seu término.
  4. Avaliação
    • Avaliação da satisfação dos/as formandos/as de cada formação, através de um formulário online;
    • Envio dos certificados aos/às formandos/as e aos/às formadores/as;
    • Registo das presenças, por formação, no Histórico de Formações do NDA;
    • Elaboração de uma Factsheet para cada edição do PDF.

[1] https://pdf.tecnico.ulisboa.pt/

Resultados Alcançados*

De forma a avaliar o impacto do PDF na prática pedagógica dos/as docentes/investigadores/as, e complementando a avaliação de qualidade feita no final de cada ação, foi enviado um inquérito aos/às docentes/investigadores/as que frequentaram as formações. O inquérito foi enviado a 308 docentes/investigadores/as e obtivemos 55 respostas. 92,7% das pessoas que responderam consideraram que as formações que frequentaram no âmbito do PDF foram relevantes para a sua prática profissional.

Neste inquérito, foi também pedido aos/às docentes/investigadores/as para indicarem exemplos concretos de aplicação de conteúdos aprendidos nas formações na sua prática profissional. Como se pode ver no gráfico seguinte, os/as docentes/investigadores/as aplicaram na sua prática profissional, maioritariamente, metodologias de ensino ativo, conhecimentos de pedagogia e preparação de Unidades Curriculares, conhecimentos sobre feedback, interação e acompanhamento de alunos. Alguns/Algumas docentes/investigadores/as aplicaram na sua prática profissional conhecimentos e competências adquiridos sobre ferramentas informáticas e audiovisuais e também sobre uso e colocação da voz.

Solicitámos igualmente aos/às docentes/investigadores/as sugestões de melhoria para o programa. Vinte e três pessoas afirmaram que não tinham sugestões de melhoria a fazer. As sugestões mais numerosas referem-se aos seguintes tópicos: mais variedade de formações, alteração do formato de formação e sugestões de temas de formações a fazer no futuro. Foi também sugerido por quatro docentes/investigadores/as que as formações fossem mais frequentes e três docentes/investigadores/as sugeriram que houvesse formações sobre metodologias de ensino e também que fosse disponibilizada mais documentação de apoio às formações.

Avaliação e Monitorização*

Entre junho de 2019 e julho de 2022 organizaram-se cinco edições do Programa de Desenvolvimento e Formação, realizaram-se 42 formações, com 639 participações e 308 formandos/as no total.

Ao longo dos anos de execução do PDF, as formações foram avaliadas através de um questionário de avaliação que serviu de base à elaboração de Factsheets que apresentam de forma visual os resultados de cada edição. Estes resultados podem ser consultados na página[1].

Nos formulários de avaliação de cada formação os/as formandos/as fizeram sugestões de formação e de melhoria do Programa que eram posteriormente analisadas e inventariadas pelo NDA. Sempre que possível tentava-se dar resposta a estas sugestões e pedidos em edições seguintes do Programa.

[1] https://pdf.tecnico.ulisboa.pt/avaliacao/

Carácter Inovador e Transferibilidade

Um dos objetivos do PDF consistiu em fazer convergir num só programa as formações para docentes e investigadores/as do IST, objetivo que foi alcançado.

A partir da 5ª edição em diante, a gestão do PDF foi repensada e alterada. O Programa, da responsabilidade do Conselho Pedagógico, continua a ter o NDA como responsável pela orientação científica, no entanto, a gestão logística/técnica passou a ser assegurada pelo Núcleo de Desenvolvimento e Formação da DRH, uma vez que este Núcleo tinha já a missão de promover e gerir a formação para os/as funcionários/as não docentes do IST.

O PDF, à data a que foi lançado e no formato pelo qual se optou, foi inovador no panorama do Ensino Superior Português, disseminando também a sua experiência no plano internacional através da colaboração de elementos da equipa do NDA no Programa Teaching and Learning do projeto Unite![1].

A nível nacional, o NDA recebeu várias propostas de contratualização para a realização de ações de formação específicas (p.e. Inteligência Emocional ou Coaching para a Orientação de Dissertações de Mestrado e Doutoramento), na FEUP, na Universidade de Aveiro e na Universidade do Minho, entre outras. Em alguns casos, estas formações partilhadas permitiram também a organização de permutas, no decurso das quais foi possível disponibilizar no PDF formações pela parte do Corpo Docente dessas Escolas e Universidades. No âmbito destas atividades de partilha, o NDA foi também membro fundador da plataforma de formação no Ensino Superior “Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico”, que teve a sua primeira edição em 2020, e que vai agora na sua 8ª edição[2].

[1] https://www.unite-university.eu/unitenews/a-unite-ed-future-2013-submit-your-ideas-for-the-teaching-and-learning-unite-conference

[2] https://cms.ua.pt/jornadasidp/

* Conteúdo completo no Portefólio 2023 (PDF, 0.8MB).

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