Instituto Superior Técnico

Observatório de Boas Práticas do IST

Relatório semestral de avaliação do desempenho escolar dos alunos da LEIC

26 de julho, 2018

Educação Superior ● 2018

Nuno Mamede (docente DEI)

Implementação da Boa Prática

Os relatórios têm cinco fontes de informação:

  • as reuniões de avaliação do funcionamento do semestre com os regentes das UC que decorreram no dia 16 de Fevereiro de 2017 (uma reunião por ano lectivo);
  • os relatórios enviados pelos responsáveis das UC;
  • os relatórios enviados pelos delegados sobre cada UC;
  • a opinião coligida pelos delegados, ao longo do semestre, sobre o tempo despendido pelos estudantes na resolução de cada projeto;
  • os dados disponibilizados pelo sistema Fenix sobre o desempenho em cada uma das UC discriminados por licenciatura (tab “Departamento” > opção “Disciplinas”);
  • as pautas oficiais das UC.”

Resultados Alcançados

Os docentes passaram a ter uma melhor perceção da realidade e ater noção de que as suas decisões têm um verdadeiro impacto no aproveitamento dos estudantes.

Avaliação e Monitorização

Todos os relatórios têm vindo a melhorar o nível de análise. Presentemente, existe um projeto de automatização da informação necessária À elaboração do relatório.

Carácter Inovador e Transferibilidade

Numa 2ª etapa está prevista a sua integração no Fenix para que todos os Coordenadores tenham acesso atempado à evolução dei desempenho gestacional no grau que coordenam.

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