Staff Training Days (STD)
6 de fevereiro, 2026
Boa Prática Reconhecida | Educação | 2025
Luis Almeida Moreira
Implementação da prática
“A internacionalização no Técnico Lisboa tem assumido um objetivo estratégico fundamental, que posiciona a Escola num lugar de prestígio a nível nacional e internacional. Consequentemente, a participação em diversas iniciativas de cariz internacional tem promovido a mobilidade de pessoas entre instituições de ensino superior em todo o mundo. Face e este aumento de mobilidade e procura das instituições parceiras, especialmente Pessoal Técnico e Administrativo (STT), a Área de Assuntos Internacionais criou a iniciativa Staff Training Days (STD).
Este evento, de projeção internacional, é baseado num programa semanal de formação, promovendo uma plataforma de troca de experiências, partilha cultural, conhecimento, boas práticas, promoção de relações internacionais entre instituições, aprendizagem mútua, crescimento profissional e pessoal.
O STD é organizado em três edições distintas ao longo do ano: Winter, Spring e Summer Staff Training Days. Tal metodologia permite canalizar os diversos pedidos para as diferentes edições. Em cada edição são envolvidos todos núcleos da Área de Assuntos Internacionais (AAI): Núcleo de Mobilidade e Cooperação Internacional (NMCI), Núcleo de Relações Internacionais (NRI) e Admissions Office (AO). São ainda envolvidos núcleos e serviços para os quais os participantes manifestaram interesses, tornando, assim, o evento aberto a todos os serviços e departamentos.
Sensivelmente 3 a 4 semanas antes do evento são enviadas todas as informações úteis aos participantes, a agenda e atividades programadas. Esta abordagem visa garantir que todos os participantes estejam informados e preparados para organizar a sua chegada ao Técnico e a sua participação nas diferentes sessões e grupos de trabalho.
A gestão do evento abrange o registo dos participantes, preparação da agenda, reserva dos espaços e a organização de visitas ao Campus Alameda e Taguspark. Para a organização deste evento são utilizados os recursos existentes da instituição.”
Resultados alcançados
A implementação dos Staff Training Days (STD) no Técnico Lisboa tem tido um impacto significativo na gestão e na resposta aos crescentes pedidos de mobilidade STT. Esta iniciativa tem desempenhado um papel importante, permitindo um notável aumento no número de mobilidades de Pessoal Técnico e Administrativo das instituições parceiras, quando comparado aos anos anteriores à pandemia. Este aumento demonstra a eficácia da metodologia implementada com os STD, não só ao nível da gestão dos pedidos, mas na possibilidade de aumentar a resposta à procura sentida: a canalização dos pedidos para as diferentes edições permite concentrar esforços e recursos (humanos e materiais) em alturas específicas (em vez de tratá-los de forma individualizada), resultando num aumento do número de mobilidades. Por outro lado, esta prática tem vindo a destacar-se como uma iniciativa de promoção e fortalecimento das relações internacionais. Além de impulsionar as oportunidades de formação, a partilha de experiências e as colaborações interinstitucionais, os STD desempenham um papel estratégico na expansão e capacitação das competências do Pessoal Técnico e Administrativo. Assim, quando comparada com a metodologia utilizada anteriormente, a adoção desta prática tem permitido obter resultados em termos qualitativos que têm contribuído igualmente para o sucesso desta iniciativa. Sublinha-se o valor complementar que o STD proporciona às instituições de ensino superior e o seu papel como evento crucial para o desenvolvimento profissional e internacionalização da instituição. O alargamento a outros serviços e departamentos do Técnico permite, por um lado, dinamizar a agenda, tornando o evento mais diversificado e dirigido aos interesses dos participantes e, por outro, incentivar a participação de toda a comunidade do Técnico. Esta abertura não só fortalece as capacidades individuais, mas também fomenta um ambiente propício à colaboração e à troca de conhecimentos, enriquecendo ainda mais a experiência profissional e pessoal dos participantes.
Avaliação e monitorização
A avaliação e a monitorização dos Staff Training Days seguem parâmetros bem definidos, permitindo a eficiência da sua implementação e a transmissão e partilha de boas práticas entre os participantes. A realização de inquéritos aos participantes desempenha um papel crucial, proporcionando uma avaliação contínua do evento e contribuindo para a sua melhoria constante. Esta prática permite oferecer a possibilidade de adoção de novos métodos e ferramentas de gestão e implementação do evento. No âmbito interno, são realizadas avaliações e melhorias constantes, focadas na implementação de novas medidas e abordagens à resposta crescente que se tem sentido relativamente aos pedidos de mobilidade de Pessoal Técnico e Administrativo de várias instituições de ensino superior. De forma mais lata, esta monitorização e avaliação permite melhorar a qualidade dos serviços para toda a comunidade do Técnico Lisboa (com o envolvimento de diversos serviços/departamentos da Escola). Adicionalmente, esta prática tem permitido o desenvolvimento de novas parcerias com as Instituições de Ensino Superior dos participantes, ampliando redes de colaboração para a mobilidade de alunos, investigadores e pessoal docente, técnico e administrativo, fomentando a internacionalização do Técnico Lisboa. Como parte das melhorias do evento, foi implementado o “Coffee Break” com o objetivo de promover o convívio e a troca de experiências culturais entre os participantes. Esses momentos de pausa não apenas oferecem uma oportunidade para descontrair, mas também criam um ambiente propício para interações informais, fortalecendo os laços entre os participantes. Desta forma, a avaliação abrangente e as práticas internas orientadas para o aperfeiçoamento constante garantem que o Staff Training Days continue a ser um evento relevante, inovador e enriquecedor para todos os participantes.
Caráter inovador e transferibilidade
A prática do Staff Training Days no Técnico Lisboa introduz aspetos inovadores ao fomentar uma cultura de aprendizagem contínua e desenvolvimento profissional, bem como uma capacidade de gestão e coordenação dos recursos financeiros e humanos. Esta prática ultrapassa barreiras e incentiva a troca de ideias, resultando num aumento da eficiência e eficácia nas operações diárias.Externamente, a prática contribui para o panorama mais amplo do ensino superior ao promover a internacionalização e criar uma plataforma para a colaboração entre instituições. A prática pode ser replicada em diferentes contextos, adaptando o enquadramento para atender às necessidades e objetivos específicos de outras instituições. Os principais fatores de sucesso para a transferibilidade incluem objetivos claros, planeamento eficaz, envolvimento dos participantes e forte apoio organizacional.As recomendações para exercícios de benchmarking incluem a realização de avaliações pré e pós-evento, documentação das melhores práticas e lições aprendidas, bem como fornecer recursos e apoio para a colaboração contínua entre os participantes. Ao implementar práticas semelhantes, as instituições podem melhorar o desenvolvimento profissional do seu pessoal, promover a internacionalização e fomentar uma comunidade global de profissionais do ensino superior.
